Pesquisar
Close this search box.

Figueiredo, terra das cachoeiras

Pertinho da capital do Amazonas, Presidente Figueiredo desponta como um dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura da região. Por isso, o município localizado no baixo rio Negro, a 130 km de Manaus, é conhecido como a “Terra das Cachoeiras”, devido a grande oferta de banhos, selva, grutas, cavernas e, obviamente, quedas d´água.

Já foram catalogadas mais de 100 cachoeiras de diversos tamanhos e formatos, além de corredeiras. A maioria dos atrativos possibilita a prática de esportes radicais e de aventura como rafting, bóia cross, caiaque, tirolesa, rapel, espeleologia, arvorismo e trilhas na selva. O lago da hidrelétrica de Balbina também tem aproveitamento turístico.

A cidade tem cerca de 33 mil habitantes e boa oferta de hospedagem e restaurantes. Os principais atrativos oferecem infraestrutura completa, entre eles, a Cachoeira do Berro D´Água, o Complexo Turístico Iracema Falls, a Cachoeira dos Pássaros e o Parque do Urubuí. O turismo de aventura é o forte dos atrativos locais. O município já é destino dos manauaras durante o fim de semana e feriados, além dos turistas ávidos por roteiros de selva.

A BR-174, que corta a selva amazônica, é a principal rodovia de acesso, sendo responsável por interligar Presidente Figueiredo à Manaus; Boa Vista, capital de Roraima; e ao município fronteiriço de Santa Elena de Uairén, na Venezuela. No Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na entrada da cidade, o visitante encontra uma exposição de fotos das belezas naturais da região que ajudam na escolha do que ver e fazer em Presidente Figueiredo.

Existem dois bons roteiros para o turista conhecer alguns dos atrativos de Presidente Figueiredo. Nos dois roteiros o visitante vai deparar com imponentes paredões de pedra, solo com raízes e folhagens típicas da floresta úmida e águas correntes de cor âmbar. O cenário distingue as cachoeiras e grutas de Presidente Figueiredo de atrativos similares localizados em outras regiões do país. O ambiente de selva é único. A beleza e o encanto vêm do aspecto selvagem e da sensação de isolamento proporcionada pelo ambiente natural da Amazônia. Os atrativos, encravados nas rochas milenares estão cercados pelo verde intenso da floresta. O visitante tem a sensação de estar perdido em um oásis no meio da maior floresta tropical do mundo.

O nome do município é uma homenageia a João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente (antigo governador imperial) da província do Amazonas. O então presidente da República, João Batista de Oliveira Figueiredo, teria rejeitado a homenagem quando o município foi criado em 10 de dezembro de 1981. A instalação efetivou-se com as eleições gerais de 1982 e posse do prefeito e vereadores em 1983.

LEILOADO 

Foto: Divulgação

O prédio do tradicional hotel Othon Palace, no centro de Belo Horizonte, foi arrematado por R$ 32.450.000,00 em leilão online. A vencedora foi a Alfa Empreendimentos Imobiliários, de Belo Horizonte. Fechado há seis meses, o hotel tem futuro incerto. Por ter sua fachada tombada pelo patrimônio histórico, não deve sofrer grandes modificações. Localizado na avenida Afonso Pena, coração da capital mineira, começou a funcionar em 1978, encerrando as atividades em 2018. A fachada do prédio é bem tradicional e chama atenção de todos que visitam Belo Horizonte. O hotel tem 296 quartos.

CERTIFICADO

A região turística do Litoral Norte de São Paulo, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, se destaca mais uma vez nessa retomada do turismo e recebe o Safe Travels, sendo considerada a primeira do Estado com o selo. Concedido pelo WTTC – World Travel & Tourism Council, é o primeiro identificador global de segurança e higiene para viagens e turismo e atesta os destinos que adotaram boas práticas de segurança sanitária contra a Covid-19. O Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, recebeu a chancela em setembro de 2020.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a participação na VI Rodada de Negócios da Foco Operadora já estão abertas e seguem até o dia 20 de agosto. O evento, que será realizado na Vila Galé Touros (RN), no período de 14 a 17 de outubro, deve reunir 400 agentes de viagens de mercados do Nordeste, Norte e das cidades de São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre e Porto Velho. Também devem participar 60 fornecedores do mercado nacional e internacional, tendo como grande novidade a presença da Itapemirim Linhas Aéreas. O evento será encerrado com uma cerimônia de premiação para os melhores clientes.

VISITA

Foto: Divulgação

O Eco Resort Foz do Marinheiro, em Cardoso (SP), recebeu a visita de uma equipe que representa o projeto Maravilhas do Rio Grande, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que contempla 14 municípios, incluindo Cardoso. Eles fizeram filmagens do Hotel e pegaram um depoimento da proprietária Valéria Foz para o banco de imagens da secretaria. Representando o Estado, o jornalista Marcos Roberto Buemard, da Setur, se surpreendeu com o Foz do Marinheiro. “Sou de São Paulo, não conhecia esta parte do noroeste paulista, estou encantado, a minha visão em relação às belezas naturais”. 

AZUL

Graças e uma parceria entre o Governo do Amazonas, via Amazonastur, e a Azul Linhas Aéreas, a viagem de três dias de barco agora vai ser feita em 1h30 em jato. Os 850 quilômetros de Manaus a São Gabriel da Cachoeira foram completados esta semana em pouco mais de uma hora, através da nova rota da Azul, que chegou a estar suspensa por oito anos. Com a presença do diretor de Relações Institucionais da empresa, Marcelo Bento Ribeiro, o voo inaugural serviu ainda para mostrar que investimentos no aeródromo da cidade são mais que necessários. (Foto: Iolanda Ventura/Atual)

NOVO NOME

O AMResorts L.P. passa a se apresentar ao mercado sob nova marca: AMR™ Collection. Inspirada por hóspedes em seus 20 anos de sucesso, a AMR™ Collection reúne sob seu guarda-chuva seis marcas de resorts, cada uma projetada para cada estilo e estágio da vida. A nova marca foi construída para ajudar agentes e hóspedes a selecionarem facilmente o resort que melhor atende às suas necessidades. Como parte do seu reposicionamento, o grupo também passa a apresentar sua coleção de resorts por níveis, considerando a classificação quatro e cinco estrelas. 

Foto/Destaque: Divulgação

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar