Fieam oferece curso de Siscomex-Exportação

Para quem busca acesso ao comércio exterior ou pretende atualizar seus conhecimentos sobre o ramo, o CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) oferece, amanhã, o curso “Despacho Aduaneiro e Siscomex-Exportação”, com a auditora fiscal da Receita Federal, Sandra Magnavita. O número de vagas é limitado.
Com carga horária total de oito horas, o curso, cujo objetivo é preparar agentes de carga e exportadores para operar no Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), é dividido em três módulos. O primeiro cobre o despacho aduaneiro de exportação realizado por meio de RE (registro de exportação) e DDE (declaração de despacho). Inclui o controle administrativo da Secex, tipos de despacho, documentos instrutivos e etapas do despacho.
O segundo módulo é dedicado à apresentação do Siscomex, esclarecendo sobre credenciamento e cadastro, ambientes operacionais e fluxograma. No terceiro e último aparece o despacho realizado por meio da declaração simplificada de exportação, com etapas que vão do fluxograma às etapas do próprio despacho.
De acordo com o gerente-executivo do CIN/AM, Marcelo Lima, a instituição promove pelo menos seis cursos por ano na área de comércio exterior, e todos os professores convidados são autoridades em seu respectivo assunto. No caso da auditora fiscal Sandra Magnavita, trata-se de uma especialista em Siscomex, conhecimento adquirido também na prática.

Projeto de reformulação

Professora da Escola Superior de Administração Fazendária, no curso de formação de auditores fiscais da Receita Federal, Sandra Magnavita trabalha na Alfândega de Salvador (BA), e participou do projeto de reformulação do Siscomex-Exportação. Atuou também como chefe do Grupo de Exportação da Alfândega do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RJ).
O curso é realizado em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), com apoio da Editora Aduaneiras, e faz parte do programa “Capacitação Empresarial e Fomento da Cultura Exportadora 2009”, da Rede CIN, e do Programa Europeu Al Invest.
As inscrições ficam abertas até amanhã e custam R$ 250. Maiores informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones 3631-0899, 3631-0907 e 3186-6511, ou ainda pelos e-mails: [email protected], [email protected], e [email protected]

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email