Pesquisar
Close this search box.

Fieam lança edição do Prêmio Qualidade do Amazonas 2009

“A qualidade das empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus) foi fundamental para que as fábricas sentissem menos os efeitos da crise econômica mundial”. A afirmação foi do diretor da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Flávio Dutra, durante o lançamento da 16ª edição do PQA (Prêmio Qualidade do Amazonas) 2009, em evento que reuniu industriários, empresários e representantes de outros setores da economia local.
O prêmio tem como objetivo incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento de processos e gestão organizacional, reconhecendo os melhores desempenhos do Estado do Amazonas. “O sistema de qualidade garante às empresas não somente com­petitividade, mas fortalece a gestão em momentos de crise”, disse o diretor da federação, referindo-se à atual conjuntura econômica nacional.
“O mundo está passando a maior crise econômica dos últimos tempos. Uma das saídas para as empresas é investir em qualidade, buscar excelência”, ensinou, aos participantes do evento, Ocimar Melloni, diretor da Masa – eleita em 2006 e 2007 a melhor empresa para se trabalhar no Brasil, conforme o Guia Você S.A – Exame, e também primeiro lugar na modalidade “Gestão” do PQA em 2007.
De acordo com o diretor da Fieam, Flávio Dutra, a abertura da economia brasileira ao mercado internacional exigiu das empresas locais mais competitividade. “Não é só enfrentar a concorrência com as empresas lá de fora [do exterior], mas manter-se nesse mercado competitivo”, disse. Daí surgiu a idéia de se premiar os empreendimentos que conseguem boa posição no mundo dos negócios, por meio da qualidade.

PQA 2009

As inscrições ao prêmio estão abertas oficialmente desde ontem. Grandes, médias, pequenas e microindústrias do Estado, organizações sem fins lucrativos, além de empresas do setor de serviço, comércio, instituições governamentais e unidades autônomas dos setores de educação e saúde podem concorrer na modalidade “Processo”. As cinco primeiras também podem concorrer na modalidade “Gestão”.
Ao participar do PQA, todas as organizações recebem um relatório de avaliação, que relaciona os pontos fortes e diagnostica processos cuja sistematização precisa ser melhorada, para tornar-se uma empresa de excelência. As empresas premiadas recebem troféus, medalhas, publicidade e até reconhecimento financeiro, no caso da modalidade “Processo”.
O período de inscrição vai até 15 de junho e o processo pode ser efetuado na Secretaria do PQA, na avenida Joaquim Nabuco, 1.919, Centro, na sede da Fieam, ou ainda pelo endereço eletrônico www.pqa.org.br. Mais informações pelos contatos: 3622-6104 e 3186-6642.
De acordo com os organizadores do PQA, a festa de premiação das organizações está prevista para ocorrer dia 29 de outubro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar