Pesquisar
Close this search box.

Fieam e Cieam celebram produção industrial do Amazonas

https://www.jcam.com.br/1505_fieam.jpg

Grande momento de celebração da produção industrial amazonense, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) promovem nesta quinta-feira (17), às 20h, no Clube do Trabalhador, a 54ª edição do Mérito Industrial, quando homenagearão o empresário Claudio Antonio Barrella, da empresa Tutiplast Indústria e Comércio Ltda, e a micro Jane Socorro Barros Ferreira, da Amazon Comércio de Doces Ltda. Também faz parte da cerimônia a diplomação da Recofarma Indústria do Amazonas Ltda como Empresa Exportadora do Ano, pelo melhor resultado nas vendas para o exterior em 2017.

Eleito “Industrial do Ano 2018”, o diretor da Tutiplast, o paulista Claudio Barrella, 70, tem uma história de vida ligada à Zona Franca e ao Polo Industrial de Manaus, onde atua há mais de 40 anos. Para ele, o reconhecimento da FIEAM põe em evidência não só o subsetor termoplástico, onde sua empresa se situa, mas também todos os representantes do polo de componentes, de importância fundamental para a consolidação do PIM e a quem ele dedica o prêmio-homenagem.

Estratégico, o subsetor termoplástico, formado por indústrias de variadas ramificações componentistas, incluindo as de bem final verticalizadas, tem se mantido estável nos últimos cinco anos, de acordo com os indicadores da Suframa. No ano passado, cresceu 14,68% e somou o terceiro maior investimento produtivo, só perdendo para as empresas dos subsetores de duas rodas e eletroeletrônico.

Recém-eleito presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Manaus (Simplast), Claudio Barrella, depois de quase 25 anos da fundação da hoje bem-sucedida Tutiplast, anunciou, há dois anos, a aquisição da planta local da Springer Plástico, então prestes a fechar e hoje praticamente recuperada com seu quadro de 150 empregados fixos.

Na Tutiplast, depois de vários ajustes no portfólio de produtos e no quadro de pessoal, a situação é de estabilidade e crescimento. Localizada no bairro Armando Mendes, na zona Leste de Manaus, conta com 83 máquinas injetoras e 550 empregados fixos. No ano passado, a empresa, que industrializa pelo menos 650 itens para mais de 40 clientes, como Samsung, Salcomp, Transire, Visteon, Tectoy e Panasonic, teve um faturamento de R$ 90 milhões e projeta para este ano um crescimento acima de 10%.

Microindustrial

Concedido também anualmente, o diploma de Microindustrial Destaque do Ano será entregue à empresária amazonense Jane Socorro Barros Ferreira, 48 anos, da empresa Amazon Comércio de Doces Ltda, criada no município de Presidente Figueiredo, a 107 quilômetros de Manaus, e hoje residente no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide). A empresa tem como ponto alto os doces caseiros a partir da polpa de frutas amazônicas, como araçá-boi, buriti e açaí.

Jane Ferreira diz que aos poucos a Amazon Doces consolida a sua posição no mercado com investimentos próprios: hoje possui dois quiosques, um localizado no Shopping Manauara e outro no Samaúma Park, este último funcionando nos fins de semana e feriados. Também já entrega seus produtos em Porto Velho (RO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (BSB) e Chapecó (SC). A demanda atende também na capital, estabelecimentos comerciais, como restaurantes, aeroporto, hotéis e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Quarenta e oito itens compõem o leque de produtos, entre bombons, biscoitos, doces, geleias e licores feitos de frutas amazônicas, como cupuaçu, açaí, camu-camu, maracujá, banana pacovan, castanha, jenipapo, araçá-boi, bacuri e buriti. A microempresa produz mensalmente 4 mil potes de doces, entre geleias e jujubas, 20 mil bombons e 5 mil potes de biscoitos (100 e 400g) e no último ano atingiu faturamento de R$ 189 mil.

Exportadora

A Recofarma Indústria do Amazonas será agraciada com o diploma de Empresa Exportadora do Ano, pelo resultado das vendas para o exterior em 2017, de acordo com indicadores do Centro Internacional de Negócios (CIN).

Esse é o sétimo ano consecutivo e o 11º no total que a empresa multinacional pertencente à The Coca-Cola Company é agraciada desde que o diploma foi instituído em 1980 e passou a fazer parte da cerimônia do Mérito Industrial.

Promovido em conjunto pela FIEAM e CIEAM o evento “Industrial do Ano 2018” acontece nesta quinta-feira (17), às 20h, no salão principal do Clube do Trabalhador do Amazonas (Alameda Cosme Ferreira, 7.399, São José).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar