Pesquisar
Close this search box.

Ficou surpreso?

Sinceramente eu fiquei surpresa com algumas informações que trouxe nessa quarta-feira. Da feita que ensino também aprendo e percebo que o conhecimento é algo valiosíssimo, não podemos nos considerar uma obra pronta, sempre há algo a ser agregado, absorvido.

DEFESO X DEFESSO

As duas palavras são dicionarizadas e, portanto, compõem o nosso vernáculo. Vamos às definições. “Defeso. adj. 01. Defendido por uma proibição; proibido; vedado; impedido. 02. s. m. 02. Ecol. Época do ano em que é defeso ou proibido caçar ou pescar”. Imaginava “defeso” apenas como a proibição da pesca, de determinadas espécies, em virtude da época da reprodução dessas. Isso está correto, mas o dicionário traz mais outros sentidos. “Defesso. adj. 01. cansado, fatigado”.

CARDUME 

Para algumas pessoas “cardume” é tão somente o coletivo de peixes. Ma será?! Há alguns detalhes que descobri escrevendo essa matéria. Vejam que interessante. Em geral e quando na água (cardume); quando miúdos (boana); quando em viveiro (aquário); quando em fileira (cambada, espicha, enfiada). “Cardume. s. m. 01. Bando de peixes. 02. Fig. Bando, multidão, ajuntamento de pessoas. 03. Fig. Grande porção de coisas; aglomeração, montão”. E “cardume de peixes” é pleonasmo? Soa redundante…e o é!

BRÂNQUIA X GUELRA

Nos peixes e em outros animais aquáticos, as brânquias ou guelras são os órgãos da respiração. Nelas que ocorrem as trocas gasosas entre o sangue ou linfa dos seus portadores e a água. “Brânquia. s. f. 01. Zool. Órgão respiratório de animais aquáticos que nos peixes atinge seu desenvolvimento máximo. [V. guelra]”. Sendo assim, estamos diante de formas paralelas, isto é, sinônimas. Cuidado ao corrigir quem fala “guelra”, saiba que esse vocábulo é tão vernáculo quanto o outro. Fica a dica.

Foto/Destaque: Divulgação

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar