Pesquisar
Close this search box.

Festival, teatro, shoppings e Natal na programação

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/11%20Nov/05/1111_GUIA%201_ateotucupi.jpg

1- Festival Até o Tucupi lança programação 2019

O Festival Até o Tucupi de Artes Integradas, que em 2019 completa 13 anos de realização anual ininterrupta – sempre se reinventando e pensando de maneira dinâmica e colaborativa seu formato -, apresenta sua programação geral que acontece de 20 a 23 de novembro em Manaus (AM), propondo intensa programação artística-cultural, envolvendo público, artistas, produtores e agentes culturais. 

O Até o Tucupi novamente pensa sua programação questões raciais, em lembrança ao Dia da Consciência Negra. O show de abertura, no dia 20 de novembro, leva ao palco do Teatro Amazonas jovens artistas negros da cidade de Manaus e da região Norte. A programação segue, no dia 23 de novembro, com a realização da Mostra de Música e outras atividades artísticas, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte de Manaus. A Feira Urbana de Alternativas – FUÁ também integra o Festival, mobilizando feira criativa no espaço do Centro de Convivência, com gastronomia, feira de alimentos livres de agrotóxicos, feira de troca de livros e vinis, exposições artísticas, fotográficas e artes gráficas, design. 

O Festival Até o Tucupi de Artes Integradas é realizado pelo Coletivo Difusão e em 2019 seu projeto foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2018, da Prefeitura de Manaus. O Festival nesta edição também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer – Semjel Manaus, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e Secretaria Estadual de Assistência Social – Seas. Também são parceiros do Festival, o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Manaus e Fuá – Feira Urbana de Alternativas. O projeto ainda integra a Semana de Juventude Manaus 2019. 

Reflexão
O Até o Tucupi é sempre fio condutor de debates urgentes da vida em sociedade na cidade de Manaus/AM. E entendendo a CULTURA como transversal a outras pautas, o Festival se apresenta como antiracista, lembrando as lutas da população negra no mês da Consciência Negra. Já em sua abertura, no dia 20 de novembro, o Até o Tucupi apresenta no Teatro Amazonas, shows de jovens artistas negros, alguns se apresentando nesse palco pela primeira vez. A programação inicia com show coletivo dos artistas Ian Lecter, Karen Francis, Kurt Sutil, Lua Negra, Anna Suav & Bruna BG (PA) e DJ Naty Veiga. O evento ainda conta com o  'Show de lançamento do EP Fruto do bem', da cantora e compositora Jéssica Stephens, que apesar de roraimense, estabeleceu sua carreira musical em Manaus e hoje reside em São Paulo, onde aposta em seu trabalho.

E ainda refletindo sobre as artes e o papel transformador da cultura, o Festival também se integra a ações e projetos que acontecem na cidade. Um deles é o evento 'Filochoppando', que acontece toda terça-feira, na Vila Vagalume e que no dia 19 de novembro, como um 'esquenta' do Até o Tucupi, recebe a roda de conversas 'Encontro da Música: Nova Cena Nova – Mídia e Difusão', com mediação da cantora e produtora do Festival Até o Tucupi, Elisa Maia, num bate-papo sobre novas narrativas possíveis, assessoria de imprensa e mídias sociais, e comunicação em tempos de 'cancelamento'. A roda já tem debatedores confirmados: Rosiel Mendonça (jornalista e agente cultural), Viktor Judah (produtor musical e músico da banda República Popular), Anna Suav (cantora, compositora e jornalista) e o site Viva Manaus (portal da Prefeitura de Manaus que cobre pautas de cultura).

No dia 21, o Coletivo Difusão, grupo que realiza o Festival Até o Tucupi, apresenta a quarta edição do projeto 'Difusão na Escola _ Consciência Negra', na Escola Municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa, nos turnos da manhã e da tarde, com exibição de filmes e roda de conversas sobre temáticas raciais e apresentações artísticas. Ainda nos dias 21 e 22, acontecem as oficinas 'Vivências em comunicação de festivais independentes', facilitada pela artista e jornalista Anna Suav, e 'Vivências em produção de festivais independentes', facilitada pelas produtoras Elisa Maia e Michelle Andrews. 

Mostra de música
A já tradicional Mostra de Música encerra a programação do Festival, no dia 23 de novembro, com a participação de mais de dez artistas do Amazonas, Pará e São Paulo. As apresentações começam a partir das 16 horas, se dividindo entre a arena aberta e a área coberta do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

Com forte presença de mulheres no line up, o Festival Até o Tucupi propõe paridade  de gêneros nos palcos e destaca a presença das artistas Karen Francis, Renata Martins, a banda Pacato Plutão, que tem a cantora Cynara Lima nos vocais, além de conexão com a região norte, com show da dupla de rappers Anna Suav & Bruna BG, ambas com trabalhos consolidados na cidade de Belém/PA, que ainda convidam as rappers amazonenses Lary Go & Strela e Catarina.

O rock também tem presença garantida, em vertentes que vão do indie, passam pelo hardcore e o grunge, com as bandas Líbito, Alderia e a própria Pacato Plutão.

O cenário rap mostra porque é um fenômeno de players no YouTube e outras plataformas digitais, além de se manter como headliner de grandes festivais pelo Brasil e em Manaus não seria diferente. Além das artistas de Belém, Anna Suav & Bruna BG, os amazonenses Ian Lecter e a banca Aposse92 – coletivo que reúne os rappers Kurt Sutil, Do Carmo, Jhonatan UE e Ligeirinho AM -, o Festival Até o Tucupi traz pela primeira vez a Manaus, o rapper paulista Raffa Moreira (autointitulado Aka BC Raffa), consolidado como ícone do subgênero 'trap' e fenômeno de hits como 'Bro, faz sol', '10K' e a recente e controversa 'Fah Fah Fah'. Os artistas deverão promover grande celebração do estilo, exatamente na zona norte, berço do rap amazonense.

Veja a programação completa:

19/11 (terça-feira) 

20h – ESQUENTA ATÉ O TUCUPI

'Encontro da Música: Nova Cena Nova – Mídia e Difusão'

Mediação: Elisa Maia

Debatedores: Rosiel Mendonça, Anna Suav, Viktor Judah, Viva Manaus.

Roda de conversas sobre novas narrativas possíveis, assessoria de imprensa e mídias sociais e comunicação em tempos de 'cancelamento'.

Local: Vila Vagalume (Filochoppando)

Acesso: gratuito.

20/11 (quarta-feira) 

20h – Abertura do Festival Até o Tucupi 2019 – Dia da Consciência Negra.

Local: Teatro Amazonas

Atrações: 

20h às 20:40h – Drops Até o Tucupi de Negritude com Karen Francis, Anna Suav & Bruna BG, Ian Lecter, Kurt Sutil, Lua Negra e DJ Naty Veiga.

21h às 21:40h – Jéssica Stephens com  'Show de lançamento do EP Fruto do bem'. 

Acesso: gratuito.

21/11 (quinta-feira) 

08h às 17h – Difusão na Escola 'Consciência Negra'

Local: Escola Municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa

Endereço: Rua Monte Sião, s/nº, Cidade de Deus (zona norte)

Hora: turno matutino e vespertino

Acesso: gratuito.

Atrações: exibição de filmes, roda de conversas, shows musicais.

19h às 21h – Oficina 'Vivência em comunicação de festivais independentes'

Facilitadora: Anna Sauv

Local: Coletivo Difusão

Acesso: gratuito com vagas limitadas a 20 pessoas (inscrições online)

22/11 (sexta-feira) 

14h às 20h – Ocupação no Difusão

Local: Sede do Coletivo Difusão

Acesso: gratuito.

Ações de formação e artística, roda de conversa, #MobilizaCultura

19h às 21h – Oficina 'Vivência em produção de festivais independentes'

Facilitadora: Elisa Maia e Michelle Andrews

Local: Coletivo Difusão

Acesso: gratuito com vagas limitadas a 20 pessoas (inscrições online)
 

23/11 (sábado) 

14h – Mostra Audiovisual e roda de conversas

Local: Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Cine Teatro)

Filmes: ainda a definir

Debatedores: ainda a definir

Acesso: gratuito.

16h às 22h – Mostra de Música 

Local: Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Arena Aberta e Área de Coberta)

Atrações: Renata Martins, Trialis, Karen Francis, Lua Negra, Líbito, Alderia, Aposse92, Pacato Plutão, Anna Suav & Bruna BG (PA), Ian Lecter, Raffa Moreira (SP).

Acesso: gratuito.


2 – "Parabéns Senhor Presidente" no Teatro Amazonas

Um mix de divas atrizes globais está  à frente do espetáculo  “Parabéns Senhor Presidente”, que será encenado no palco de Teatro Amazonas nos dias 15 e 16 deste mês. Nesta história, duas outras grandes divas lendárias, Marilyn Monroe e Maria Callas se encontram nos bastidores do Madison Square Garden, durante as comemorações do 45º aniversário de John Kennedy, no dia 19 de maio de 1962.

Neste dia, Marilyn Monroe cantou  um "Happy Birthday" tão sexy quanto histórico, e Maria Callas, ovacionada minutos antes, ao cantar "Habanera" da ópera "Carmen", sem imaginar que a aproximação em relação à família Kennedy levaria, anos mais tarde, ao fim de seu romance com Aristóteles Onassis.

Essa conversa é o ponto de partida de "Parabéns senhor presidente", texto de Fernando Duarte e Rita Elmôr, com direção de Fernando Philbert.

O espetáculo

Protagonizado por Danielle Winits e Christine Fernandes, o espetáculo transporta a plateia para o ano de 1962. Quem nunca viu a cena clássica de Marilyn Monroe cantando Happy Birthday Mr. President? A loira fez a versão de "Parabéns pra Você", entrar para a história ao cantar para Kennedy, chocando a sociedade da época. Antes dela subir ao palco, com seu vestido de sereia rosa chá e fazer a performance que entrou para a mitologia dos anos 1960, grandes artistas se apresentaram, entre eles, Maria Callas, a atração mais aplaudida da noite.

Escrito por Fernando Duarte e Rita Elmôr, o texto organiza um diálogo que expõe, ao mesmo tempo, as distâncias e as proximidades entre as duas, ressaltando a beleza do universo feminino em sua complexidade.  

Mais do que falar de Callas e Monroe, o texto aborda temas relevantes sobre o universo feminino. Em cena, as duas mulheres – independentes e bem-sucedidas – o que era raro nos anos 1960, falam com franqueza sobre assuntos ainda em pauta nos dias de hoje. 


3 – Blues na Floresta e Karen Francis fazem parte da programação musical do Millennium

Música, gastronomia e diversão tomam conta do Millennium Shopping. Os shows são gratuitos e acontecem na praça de alimentação do shopping. Além disso, o Millennium também sediará neste sábado (9), a 9ª Etapa do Circuito Amazonense de Xadrez Escolar 2019 e o campeonato de Pokémon TCG.

No dia 9, das 12h às 14h, o projeto Música Gourmet recebe o trio Blues na Floresta. Formada pelos amigos Regis Gontijo (guitarra), Cesar Serafim (teclados) e Milton Calvoso (saxofone), a banda apresentará os grandes clássicos do gênero musical e pretende mesclar o jazz, bossa nova e blues com a cultura  instrumental local e suas influências. 

No domingo (10), das 17h às 19h, o projeto Mill Vezes Elas dá continuidade ao Mês da Consciência Negra. A atração que sobe ao palco será a cantora Karen Francis, com canções da MPB e regional. Nascida em Maués, mas criada em Manaus, Karen Francis se relaciona com a música desde sua infância influenciada por seus pais. Aos 9 anos, começou a tocar violão e, aos 11, já se apresentava em igrejas, escolas e eventos.

Atrações infantis

O Millennium Shopping também será palco da 9ª Etapa do Circuito Amazonense de Xadrez Escolar 2019 e do campeonato de Pokémon TCG no formato expandido, neste sábado. Os eventos acontecem a partir das 14h na praça de alimentação e serão abertos ao público. 

Crianças com idade de até 11 anos participarão da categoria Festival-Mirim e ganharão medalhas. Já os de 12 a 17 anos farão parte da categoria Infanto-Juvenil, onde os três melhores colocados ganharão medalha. 

Promovido pela Liga Pokémon TCG de Manaus, o campeonato de Pokémon TCG terá disputas no formato expandido, seguindo as regras da Pokémon Company. Aberto ao público, o evento contará com participantes a partir de 10 anos de idade e se estenderá até às 21h.

 


4 – Dilemas da infância retratados em nova montagem teatral

Uma explosão de lirismo baseada esteticamente no universo voltado para a infância. Assim se apresenta a nova montagem da Um Teatro Produções, o espetáculo 'Fina', que conta com texto de Karen Acioly e direção de Tércio Silva.

O espetáculo propõe um olhar crítico, invertido, divertido e ético para as dificuldades nas relações do cotidiano, valorizando a diferença entre pessoas no espaço plural cheio de contradições do nosso tempo. A montagem inédita do texto de Karen Acioly tem estréia neste sábado (9), em Manaus.

As apresentações de Fina acontecerão de forma gratuita nos dias 9, 10 e 11 de novembro, às 19h, no Teatro da Instalação, localizado na Rua Frei José dos Inocentes, S/N, no Centro Histórico de Manaus.

 O espetáculo integra a programação da Semana Altamente Recomendável à Infância, que conta com apoio da Prefeitura de Manaus/Fundação Manauscult, por meio do Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2018.

O espetáculo apresenta ainda músicas inéditas, compostas para o espetáculo por Thais Vasconcelos e Jeferson Mariano, e conta com a preparação de elenco feita por Gilberto Gawronski (RJ) e figurinos assinados por Márcio Vinícius (SP).

 


5 – Praça da Matriz recebe exposição de carros antigos

Mais uma opção de entretenimento para a família, acontece no próximo domingo, 10/11, a partir das 8h, na praça da Matriz, Centro.

A exposição "Café com Fusca e Relíquias" vai colocar cerca de 70 carros antigos, ao lado do Relógio Municipal, para a visitação pública. 

A exposição tem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc) e é realizada pelo Fusca Clube de Manaus, em parceria com a Feirinha de Artesanato, que acontece na avenida Eduardo Ribeiro, todos os domingos. 

Durante a exposição também acontece o já tradicional "Mercado de Pulgas", que é a troca e venda de peças e acessórios de carros usados, entre o público presente.

 

 

SERVIÇO:

O quê – Exposição "Café com Fusca e Relíquias" na praça da Matriz

Quando – Domingo, 10/11

Horário – 8h às 12h

Onde – Praça da Matriz, ao lado do Relógio Municipal


6 – Papai Noel e show de neve no Sumaúma Park Shopping

O Sumaúma Park Shopping preparou uma encantadora campanha de Natal com o tema 'Alegria é a Nossa Paixão'. Além da decoração natalina repleta de magia, luzes e brincadeiras, neve é o que não vai faltar. E a magia do Natal começa, neste sábado (9), com a chegada do Papai Noel, no shopping.

A partir das 16h30, o Sumaúma estará de portas abertas para receber o Noel. Como acontece todos os anos, a chegada do Bom Velhinho é sempre uma das atrações mais aguardadas pelo público que frequenta o Sumaúma e vai às compras natalinas.

A Caravana do Papai Noel irá percorrer a Avenida Noel Nutels (Cidade Nova) até chegar na entrada do shopping e lá, acompanhado pela fanfarra e brinquedos que ganham vida, ele irá circular pelos corredores do shopping até chegar ao cenário natalino na praça de eventos. Pronto para as fotos, Noel irá receber o público, como um bom anfitrião.

Diversão na neve

A campanha 'Alegria é Nossa Paixão' traz em todas as letras o real significado do Natal no Sumaúma e, uma das atrações que traduz esta mensagem é o Show de Neve. Na praça de eventos, este momento tem hora marcada: de segunda a quinta-feira, sempre às 18h, 19h e 20h.


7 – Jungle’s Dev Fest reúne inovadores

Um grupo selecionado de geeks e desenvolvedores tecnológicos está à frente de um dos maiores eventos voltados para inovação e tecnologia em Manaus neste final de semana. Trata-se do Jungle's DevFest 2019, que acontece neste sábado no Manaus Plaza Shopping (Av. Djalma Batista, 2100 – Chapada, Manaus – AM, 69050-010), a partir das 8h30, até as 19h.

Uma conferência de desenvolvedores 100% organizada pela comunidade especializada e voltada para o público da área e aficionados pelo assunto. O evento contará com 36 palestrantes de nível internacional de líderes de tecnologia da comunidade, bem como desenvolvedores de equipes de produtos do Google, 12 workshops, Escola de Youtubers, arena gamer, loja, stands de empresas, oficinas para crianças e jovens, lounge e ambientação Google.

Os GDG DevFests são grandes eventos de desenvolvedores administrados pela comunidade que estão acontecendo em todo o mundo, focados na comunidade construir e aprender sobre as tecnologias do Google.

Os ingressos podem ser adquiridos via Sympla: https://www.sympla.com.br/jungles-devfest__502531, a diversos lotes e preços.


8 – Technotronic faz show pela primeira vez em Manaus

Neste sábado (9), o grupo belga Technotronic, que dominou as rádios e as pistas de dança nos anos 90, se apresenta pela primeira vez em Manaus, para alegria dos fãs de dance music. O show será na 'Noite do Flash Back – A Original', que ocorre a partir das 22h, na Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-sul da capital.

No Brasil, o Technotronic foi responsável por consagrar um estilo que, carinhosamente, foi apelidado de "poperô" – que era como muita gente entendia a expressão 'pump it up' na letra do maior sucesso da banda, o hit "Pump Up the Jam".

No comando da Noite do Flash Back – A Original desde 1992, o DJ Raidi Rebello destaca que o evento é uma oportunidade única não só para os que viveram este momento da música, mas também para um novo público que passou a gostar do ritmo. 

O segundo lote de ingressos para a festa está disponível por R$ 40 (pista), R$ 60 (front stage) e R$ 200 (mesa pista para quatro pessoas). Também há a opção de camarote VIP com open bar de cerveja, catuaba, água e refrigerante, por R$ 100 (individual).

 As vendas estão ocorrendo na Academia Live Cheik, localizada na Avenida Getúlio Vargas,  loja Adji  do Manauara Shopping, lojas MG Surf dos shoppings Sumaúma e Grande Circular, além das lojas Asya Fashion localizadas nos shoppings Cidade Leste, Manaus Plaza, Via Norte e Uai Shopping (São José), nos supermercados DB da Nova Cidade e Ponta Negra,  na Avenida Grande Circular,  no bairro Alvorada e também próximo ao Porto de Manaus. No dia da festa, a entrada para a pista custará R$ 50 e para a área VIP será R$ 70. Mais informações através do telefone (92) 99413-1539.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar