Pesquisar
Close this search box.

Festival do Japão ganha espaço de cultura pop japonesa

Curiosos e adeptos poderão conhecer um pouco mais da cultura pop japonesa no 13º Festival do Japão, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes.
Este ano, a competição de cosplayers (WCS Etapa JBC -Brasil) entrou na programação do Festival e apresentará atrações inéditas. Além da final da etapa brasileira do mundial de cosplayers, que acontece dia 18, das 17h às 19h, o evento contará com a Parada Cosplay (dia 17) e um espaço de cultura pop japonesa, chamado AkibaSpace.
Referência a Akihabara, centro de eletrônicos e ponto de encontro dos otakus em Tóquio, o AkibaSpace será um local de experimentação relacionado ao WCS, onde o público poderá circular entre estandes de livros, mangás, animes, games e moda, interagindo com o que há de novo nesse mundo, durante os três dias do Festival.
A intenção do WCS no Festival do Japão é apresentar o universo da cultura pop japonesa a diferentes públicos e mudar o status de um evento voltado somente aos fãs (otakus), como foi nas edições anteriores.
O WCS Etapa JBC-Brasil é a única competição nacional que leva representantes do nosso país ao campeonato mundial no Japão. Em quatro anos de participação no mundial (2006 a 2009), o Brasil conquistou dois títulos, sendo o único bicampeão.
A final brasileira será apresentada pelo ator Kendi Yamai e terá um desfile de moda inspirado nos visuais urbanos de Tóquio, organizado pelo grupo paulistano Harajuku Lovers.

O que é Cosplay?

O termo cosplay vem da contração de duas palavras do inglês: costume (fantasia) e play (brincar). A ideia central da brincadeira é se caracterizar de personagens de mangá (quadrinhos japoneses), anime (animação japonesa), tokusatsu (se­riados japoneses) e até videogames, da forma mais fiel possível.
Além da fantasia, que deve ser confeccionada pelo próprio cosplayer (praticante de cosplay), é preciso incorporar o personagem, repro­duzindo em público suas manias, frases características, golpes, danças e tudo mais.

WCS (World Cosplay Summit)

É o campeonato mundial de cosplay que reúne os melhores cosplayers do globo para uma disputa pelo título mundial. O WCS é um evento anual organizado pela TV Aichi, subsidiária da TV Tokyo. Este ano, ocorre nos dias 31 de julho e 1 de agosto, em Nagoya, em Aichi.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar