Pesquisar
Close this search box.

Festa para o mais antigo de Manaus

https://www.jcam.com.br/1107_C4.png

Celebrando os 61 anos de sua estreia, o Coral João Gomes Júnior volta ao palco do Teatro Amazonas para um concerto comemorativo na quinta-feira (13), a partir das 20h. O espetáculo contará com a participação especial dos instrumentistas da Amazonas Filarmônica, numa realização do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. O programa do concerto será dividido em duas partes. Na primeira delas, os coralistas do João Gomes Júnior e os músicos da Amazonas Filarmônica se unem num repertório em homenagem especial ao FAO (Festival Amazonas de Ópera), que este ano chegou a sua 20ª edição.

As composições do repertório do João Gomes Júnior contam com arranjos orquestrais de Moisés Rodrigues, e arranjos vocais de Dirson Costa e Nivaldo Santiago. A regência do concerto será compartilhada entre Luiz Fernando Malheiro, maestro titular da Amazonas Filarmônica e diretor artístico do FAO, que rege a primeira parte do concerto; e Moisés Rodrigues, que conduz a apresentação na segunda parte. Ao final, Malheiro retorna para reger “Brindisi”, trecho da ópera “La Traviata”, de Verdi, marcando o encerramento do concerto.

A celebração ao FAO é lembrada pelo regente e diretor artístico do João Gomes Júnior, Moisés Rodrigues. “Como estaremos cantando ao lado da Amazonas Filarmônica, faremos essa homenagem ao Festival e também ao secretário de Cultura, Robério Braga, e aos maestros Luiz Fernando Malheiro, Marcelo de Jesus e Zacarias Fernandes”, destaca Rodrigues que também fará uma participação vocal no espetáculo. A seleção lírica do concerto revive trechos de obras já encenadas no festival operístico amazonense, entre elas “Il Guarany”, de Carlos Gomes; “Carmen”, de Georges Bizet; e “Turandot”, de Giacomo Puccini.

Na segunda parte, o Coral volta ao seu repertório habitual, com sucessos do cancioneiro brasileiro e amazonense, e versões de canções internacionais. A seleção inclui, entre outras, “Amazonas, meu amor”, de Chico da Silva; “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso; “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim; “Amigos para siempre”, de Andrew Lloyd Weber; e “Divina música”, do musical “A noviça rebelde”, de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II. Sucessos do boi-bumbá de Parintins, “Festa da raça”, do Boi Garantido, e “Ninguém gosta mais desse boi do que eu”, do Caprichoso, também estão no programa.

Trajetória
Mais antigo conjunto vocal independente em atividade em Manaus, e um dos mais antigos no Brasil, o Coral João Gomes Júnior fez sua primeira apresentação ao grande público no dia 13 de julho de 1956, no palco do Teatro Amazonas. O grupo foi fundado em 19 de março daquele mesmo ano, tendo como regente fundador Nivaldo Santiago. “Vale sempre destacar que o João Gomes Júnior é um dos corais em atividade contínua há mais tempo no Amazonas e no Brasil. E são pouquíssimos os grupos ainda na ativa com essa idade, de mais de seis décadas”, assinala Moisés Rodrigues.

O maestro ressaltou ainda a comemoração dos 61 anos do conjunto vocal amazonense ao lado da Amazonas Filarmônica. “É importante destacar a integração de um dos Corpos Artísticos do governo do Estado com um coral de cunho independente do Amazonas”, apontou. Ao longo de seus mais de 60 anos, o João Gomes Júnior participou ativamente dos principais eventos cívicos e culturais em Manaus e no interior do Amazonas, tendo sempre como princípio o aprimoramento cultural e artístico e a formação de plateia no Estado do Amazonas.

O Coral atualmente é presidido por Cleomar dos Anjos Feitoza, uma das fundadoras do conjunto. Além de Moisés Rodrigues, como regente e diretor artístico, o grupo vocal tem Cláudio Abrantes como regente adjunto.

O QUE?”David Gilmour: Live in Pompeii”
QUANDO?13 de setembro, às 20h
ONDE?UCI do Sumaúma Park Shopping, na Cidade Nova
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:16 anos
INGRESSOS A VENDA: http://www.ingresso.com.br/davidgilmour

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar