12 de maio de 2021

Festa da Imaculada Conceição, padroeira do Amazonas!

Hoje, a priori, aqui nesse espaço, seria abordado outro assunto, mas como hoje a Igreja comemora a solenidade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas e de Manaus, resolvi escrever esse texto, que saiu do fundo do meu coração, assim, de supetão, como alguém que pega um soco na boca do estômago, só para homenageá-La.

Em primeiro lugar, enquanto pensava comigo mesmo sobre o significado dessa Festa, logo me veio à mente a passagem bíblica: “Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o Sol, terrível como um exército em ordem de batalha?” (Ct 6,10). Teologicamente, esse versículo do Cântico dos Cânticos aplica-se admiravelmente à Santíssima Virgem e, por correspondência, ao Imaculado Coração de Maria.

Em segundo lugar, Deus é, enquanto Criador de Tudo, o Caminho seguro para à Felicidade Humana. Até pode existir outro caminho, mas o autor desse texto não conhece. Em suma, Deus continua sendo Deus sem nós, mas nós não somos nada sem Ele. Existem obstáculos nessa caminhada? Sim, e muitas! Mas a Mãe de Jesus pode nos ajudar. Impossível Ela negar Seu auxílio. Na história do Cristianismo não existe quem tenha recorrido a Ela sem alcançar socorro. Ela é Auxiliadora dos aflitos, dos doentes, dos pobres, e fonte de bondade, doçura, coragem, força, fé…

Eu mesmo sou testemunho de vários milagres que Ela fez em minha vida. E você, reconhece que Deus é bom em sua vida? Quantos milagres Ele já fez em sua vida? E Maria, como anda a sua devoção a Ela? Aprendi com meus pais, antes de dormir, orar três Ave-Marias. Desde criança, eu não consigo dormir sem antes rezar essa devoção. É imprecisamente como eu durmo bem depois que eu oro as três Ave-Marias. Experimente você também, ore três Ave-Marias antes de dormir, e você verá o que são milagres! Se você não conseguir dormir com as três Ave-Marias, reze o terço, e você terá um sono tranquilo!

Quantos ensinamentos podemos tirar da solenidade do Imaculado Coração de Maria? Quem não gosta do que é belo, do que é divino? Quem não quer ter um coração imaculado? O que significa ter um coração puro? Seria ser ético? Como não se corromper diante de um mundo totalmente egoísta? Como ser honesto diante de tanta corrupção? Estava pensando sobre essas questões quando me veio à mente a passagem bíblica: “Com toda a certeza vos asseguro: aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, jamais terá acesso a ele” (Marcos 10: 15).

As crianças, os doentes, os pobres, os desprotegidos, os injustiçados, são os preferidos da Mãe de Jesus. Como o mundo atual parece ser dominando pelo mal, pelas trevas, somente a poderosa intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora para livrar os seus filhos desse vale de lágrimas! Tenho certeza que Ela, junto à Deus Pai Todo Poderoso, Nosso Senhor Jesus Cristo, ao ver o sofrimento humano, não deixará faltar nada aqueles que Lhe pedirem. Ela socorre o coração das pessoas, dos que creem porque creem e dos que não creem porque não creem.

O Imaculado Coração de Maria é democrático, acolhe a todos, crentes e não crentes. Basta saber o que você quer, o que você busca. Ele é uma fonte inesgotável de amor, inteligência, mansidão, bondade. Foi Nele que o Menino Deus veio habitar. É o lugar Sagrado por excelência. O lugar do Amor. O lugar da Acolhida. Quem sofre pode recorrer a Ele que receberá conforto. Maria, Mãe de Jesus, é fonte de alegria e esperança para os desesperados, bálsamo para os sofredores, os pobres, os humildes.

Livro nenhum caberia tantos ensinamentos, tantas bençãos, tantos milagres que brotam do Imaculado Coração de Maria, quanto mais um simples e singelo artigo semanal como esse. Por isso, quem diz amar Jesus não pode deixar de amar sua Mãe. É como se eu dissesse para a minha namorada: “Eu te amo, quero me casar com você, mas eu não gosto de tua família”. Pronto, esse relacionamento tem tudo para não dar certo. O amor é por inteiro, não existe se. No Imaculado Coração de Maria não existe condicionantes, todos que recorrem à Ele recebe conforto, esperança de cura, de vida feliz.

Desde a origem dos tempos, a perfeita junção de Maria e Jesus estava nos planos e no coração do Criador. Em cada criatura humana, há como que uma marca de Maria e Jesus. Uns trazem consigo ternura, benevolência, paz; outros, raiva, rancor, medo, tristeza…  Por outro lado, ao contrário da nossa condição humana e pecadora, o Divino Artista em tudo pensou como desdobramento das mil maravilhas que depositou na alma de sua Predileta Criatura: Nossa Senhora!

Por fim, no Imaculado Coração de Maria cumpre-se de modo esplêndido a promessa do Evangelho: “Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Mt 23:12). Assim, todos os dons foram depositados por Deus no Imaculado Coração de Maria. Dele jorram graças sem fim. Por isso, recorremos todos nós, habitantes dessa Cidade, desse Estado, pedindo que torne a Região Amazônica, o Brasil e o Mundo, um formoso jardim, um lugar melhor para se viver.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email