Pesquisar
Close this search box.

Feliz ano velho

Feliz ano velho

Quem pensava que 2021 chegaria trazendo novos ares, principalmente em relação à Covid-19, teve uma surpresa desagradável. Os primeiros dias de janeiro confirmam a tendência de saturação do sistema de saúde de Manaus. Por mais que o Governo tenha corrido para oferecer novos leitos – e conseguiu abrir mais de 400 – a realidade cruel é de superlotação dos hospitais, que recebem neste momento mais pacientes do que no chamado pico da pandemia, em abril e maio de 2020. E as previsões não são nada alentadoras. Os hospitais privados também estão superlotados. Pelo menos sete deles já declararam a incapacidade de receber novos pacientes. O Grupo Samel, um dos maiores do Estado, corria nos últimos dias para comprar camas. No sábado (2) o juiz plantonista Leoney Figlioulo, atendido a pedido do Ministério Público, determinou o fechamento do comércio não essencial, sendo atendido ontem pelo Estado. Não existe a menor previsão sobre o que pode ocorrer nos próximos dias.

LUTO

O jornalista Aguinelo Oliveira Junior, de 44 anos de idade, foi vítima ontem da Covid-19. Ele tinha problemas renais e foi internado no hospital Delphina Aziz na última sexta-feira (31). No domingo foi intubado e ontem não resistiu mais ao tratamento, quando os médicos tentavam fazer uma hemodiálise. Integrante da equipe de assessoria de imprensa do Ministério Público, fez carreira na TV Amazonas.

EM TRATAMENTO

No final de semana o cantor David Assayag, a principal voz viva do Festival Folclórico de Parintins, foi internado com problemas respiratórios decorrentes da Covid-19 no hospital Jofre Cohen, naquela cidade. Obeso, diabético e hipertenso, ele foi transferido ontem para Manaus, onde será tratado em um hospital particular.

SUSTO

O novo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), esperava tratar em seus primeiros dias de administração apenas de problemas relacionados ao transporte e à infraestrutura, mas foi surpreendido pelo grave quadro da saúde da cidade e anunciou ontem que vai colocar todas as unidades móveis de saúde do município nas ruas para diagnosticar casos de Covid-19 precocemente.

PATRULHA

A Polícia Militar do Amazonas reuniu grandes comandos da corporação para orientações quanto à decisão judicial que proibiu o funcionamento de atividades não essenciais no estado. As fiscalizações serão reforçadas em todas as zonas de Manaus. De acordo com o subcomandante-geral, coronel Ronaldo Negreiros, a Polícia Militar já vinha se adiantando quanto aos procedimentos de monitoramento e fiscalização, após a alta no número de casos da Covid-19 no Amazonas. 

fiscalização

MAIORIA FECHADA

Entre a noite de quinta-feira (31/12) e a madrugada de sábado (02/01), a Central Integrada de Fiscalização vistoriou 25 estabelecimentos em diferentes localidades de Manaus, inclusive flutuantes. A maioria estava fechada e três locais foram autuados por descumprimento de medidas de combate à Covid-19.

OPORTUNIDADE

Resolução publicada no Diário Oficial Eletrônico da Secretaria de Estado da Fazenda, no dia 30 de dezembro de 2020, autoriza a postergação do recolhimento de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, assim como dos valores devidos ao Fundo de Fomento às Micro e Pequenas Empresas; Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas; Universidade do Estado do Amazonas; e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza com vencimento nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021.

AUTUADA

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor autuou a Latam Airlines Brasil, após denúncias de aglomeração no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste de Manaus. No local, os fiscais do órgão constataram que a empresa operava com apenas dois guichês de atendimento, o que causou aglomeração e relatos de mais de duas horas de espera na fila. Foi emitido um auto de constatação e, após a notificação, a empresa terá até dez dias para apresentar resposta junto ao Procon-AM.  

NOVA TECNOLOGIA

A tecnologia do sistema de pastejo rotacionado para criação de gado é uma das estratégias que será intensificada, em 2021, pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, em municípios com potencial para pecuária no estado. A tecnologia, além de promover a conservação da floresta, permite o desenvolvimento da atividade de forma sustentável.

FRASES

“Vai chegar uma hora em que os hospitais não vão ter mais condição de atender os casos de Covid-19.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

“Vamos parar Manaus.” Coordenadores de manifestação convocada para hoje, contra o fechamento do comércio não essencial

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar