Pesquisar
Close this search box.

Feira Nacional apresenta aeronave movida a álcool

O Ipanema, primeira aeronave do mundo com motor 100% movido a álcool, é uma das atrações da Feira Nacional de Aviação Civil 2009 que acontece entre os dias 24 e 26 de julho no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
O evento, gratuito e aberto ao público nos dias 25 e 26, conta com 20 modelos entre aviões de pequeno porte, helicópteros, aeronaves experimentais e históricas, que poderão ser vistos de perto pelos apaixonados por aviação. A aeronave agrícola será exibida pela Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e faz parte da Exposição Estática da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Lançado em 1982 e inicialmente movido a gasolina de aviação, o Ipanema é usado principalmente na pulverização e tratamento de lavouras. Em 2004, o motor da aeronave passou a ser 100% movido a álcool e é o primeiro avião do mundo a receber certificação do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) para sair da fábrica com esse tipo de combustível. Entre outras vantagens, o motor movido a álcool reduz o impacto causado pela queima de combustível no meio ambiente e aumenta a potência do motor.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar