Pesquisar
Close this search box.

Feira de Ovinos e Caprinos realiza leilão

Foi realizado ontem, 28, no Parque de Exposição Eurípides Lins (antiga Feira Agropecuária), Avenida Torquato Tapajós, a 1ª Feira de Ovinos e Caprinos do Estado do Amazonas.
Participaram do evento agricultores e empresários ligados a criação e comercialização desses animais, os arremates foram feitos por pessoas que tem interesse em aumentar a criação para futuramente negociar.
Dentro da Feira aconteceu foi realizado o 1º Leilão de Ovinos e Caprinos, segundo o leiloeiro público rural Evanir Rocha Muniz, foram leiloados Ovinos da raça Santa Inês e Dorper, e no seguimento de Caprinos foram negociados animais da raça Anglo nubiano e Bóia.
Muniz disse que os preços variaram de acordo com a raça de cada animal, sendo que os puros de origem têm um preço mais elevado por esta distinção agregar maior valor ao animal. “Os preços que foram entre R$ 300 a R$ 2 mil” informou o leiloeiro.
Para o diretor financeiro da Acocam (Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Amazonas), Demilço Vivian, a feira tem sido uma grande oportunidade não só para os empresários e criadores que atuam na área, mas também para o público visitou ainda na primeira edição.“A visitação do público foi além das nossas expectativas, observei pessoas vindo de vários seguimentos elogiando a iniciativa da Associação”, destacou Demilço.
O diretor salientou a importância do evento. “O povo amazonense ainda não tinha conhecimento do trabalho que já existe há algum tempo, e que já está rendendo frutos comerciais e crescimento para o Estado do Amazonas. O nosso crescimento este ano com relação ao ano passado foi de 100% tanto em quantidade quanto em qualidade, um grande avanço para o setor”.
Dentro desse crescimento ele destacou o aumento no numero de associados que no início da feira (dia 25) começou com 32 e ontem (dia 28) contou com mais de 60.

Juízes de São Paulo

O juiz João Gian Carlo Antony, veio para julgar as raças Santa Inês e Dorper. “Sou criador há 22 anos, faço parte da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos e Caprinos, estou surpreso com a qualidade dos animais aqui encontrados, são animais de muito boa qualidade”, considerou o juiz.
A doutora e engenheira, Selma Bomfim, que há dez anos é criadora das duas espécies, disse que a feira tem um grande propósito que e de promover o entrosamento dos criadores de Ovinos e Caprinos e divulgar para a população sobre a criação desses animais.
Selma Bomfim explicou ainda a evolução da criação da espécie no Amazonas. “Antigamente se pensava que a criação desses animais na Amazônia era inviável. Para se ter uma idéia bem pouco tempo atrás a criação era de apenas vinte mil animais, hoje, temos no Estado mais de 100 mil”, argumenta.

Rentabilidade do negócio

Segundo a doutora, a criação dessas espécies se tornou altamente rentável se levado em consideração o custo de pastagem, onde um equitare comporta a criação de apenas um bovino, quando em uma mesma área é possível criar 25 ovelhas ou cabras, comprovando que a criação desses animais é altamente recomendável para o desenvolvimento econômico do Estado do Amazonas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar