Pesquisar
Close this search box.

Feira de Livros do Sesc traz a tradição na literatura amazonense

Atenção, amantes da literatura. Anote na sua agenda: dia 11, quinta-feira, a partir das 8h30, começa a 36ª edição da Feira de Livros do Sesc, no Centro de Convenções Vasco Vasques. O Centro de Convenções ficará aberto até às 21h recebendo o público e a Feira segue até domingo, 14. Quatro dias de total imersão entre livros de autores locais, nacionais e internacionais mostrando que ler um bom livro físico ainda é um dos prazeres da vida. ‘O infinito de um instante’ é o tema da Feira, que nesta edição homenageia o poeta amazonense Ernesto Penafort.

“A Feira de Livros do Sesc já é uma tradição em Manaus e no Estado porque ano sim, ano não ela vai para o interior, acontecendo em algum dos nossos municípios. A novidade deste ano é a retomada da visita presencial, além da híbrida. As pessoas poderão participar do evento através de nosso site www.sesc-am.com.br/. Quem vier presencialmente conhecerá os espaços temáticos inovadores, sensoriais e expositivos”, esclareceu Aldenir Barros, coordenador do Programa Cultura do Sesc.

A Feira já é uma tradição do calendário de eventos de Manaus – Foto: Divulgação

Durante os dias da Feira acontecerão ações ambientais e sociais através de parcerias com o Instituto Soka para doação de sementes de espécies nativas, e com o Mesa Brasil, que receberá doações de alimentos dos participantes do evento para, posteriormente, doar para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A programação contará com mais de dez espaços temáticos e atividades diversas como lançamento de livros, sessão de autógrafos, oficinas, mesas temáticas, gincanas literárias, contação de histórias, intervenções artísticas, troca de livros e o tradicional ‘Café Literário’, que terá a presença de mais de 30 escritores locais e nacionais. O curador de todo esse acontecimento será o escritor e ícone intelectual, Tenório Telles.

‘Café Literário’ reunirá mais de 30 escritores – Foto: Divulgação

Café Literário mantém tradição

Na área da literatura serão 20 estandes divididos entre livrarias, editoras e papelarias, disponibilizando para o visitante, milhares de títulos e autores. Ainda haverá um espaço para a Economia Criativa e uma praça de alimentação.   

Economia Criativa terá espaço para empreendedores – Foto: Divulgação

No ‘Café Literário’ acontecerão lançamentos durante os quatro dias da Feira, com a presença de escritores como Leyla Leong, Dori Carvalho, Zemaria Pinto, Suzana Vargas, Marcelino Freire, entre outros.

“Manter o leitor de livros físicos tem sido um grande desafio, porém, só o livro físico carrega com ele um processo imersivo. Quando você lê um livro físico acaba criando um processo de instigar seu cérebro a pensar e imaginar aqueles cenários, diálogos, cenas descritas, então, só aquelas folhas impressas são capazes de trazer esse mundo. A Feira de Livros do Sesc acontece para contribuir com esse fomento e disseminação do livro físico separando um pavilhão inteiro para sua comercialização”, falou.

“Mas as outras formas de leitura também são válidas e o Sesc fomenta isso. Temos, hoje, os livros virtuais e isso faz parte do processo porque o importante é o conhecimento, o acesso à leitura, o conteúdo que o leitor vai absorver”, completou.

Quem desejar atuar como voluntário durante os quatro dias da Feira pode acessar o site do Sesc e se inscrever até o dia 9, terça-feira, preenchendo as informações solicitadas bem como indicar qual espaço que tem interesse em atuar. Ao todo, 12 sugestões estão disponíveis. O voluntário irá receber a camisa oficial do evento e lanche conforme o turno de trabalho, podendo atuar em dois horários, se houver disponibilidade.

“Convidamos todos os manauaras a virem conhecer a Feira, que começou na década de 1980 como Feira de Livros Infantis e cresceu ao longo dos anos, agora atendendo ao público jovem, adulto, melhor idade e família. Já faz parte do calendário de eventos de Manaus e é a maior feira de livros da Região Norte”, finalizou Aldenir.

Cuca Sesc Festival

Uma novidade que acontecerá durante a Feira de Livros será a realização do Cuca Sesc Festival buscando despertar o lado geek que existe em cada um de nós. Para essa edição, foi preparada uma mega estrutura, que dará suporte aos quatro dias da Feira de Livros.

O Cuca Sesc Festival é o local onde os amantes da cultura geek poderão compartilhar experiências nos espaços ‘Hall Cuca’, ‘Cuca Exposed’ e na arena ‘Jogos Vorazes’ (board games), com competições Just Dance, Fifa e Fliperama. Além do duelo de gamers, a programação conta com palestras, painéis, bate-papos, shows, exposição de cosplayers e bonecos gigantes. Serão quatro dias de interação com estímulos à criatividade e completa imersão no universo geek.

Um dos destaques do Cuca Sesc Festival é o Desfile de Cosplay. Nele, participantes de todas as idades serão avaliados ao se transformarem em personagens utilizando técnicas de maquiagem, interpretação e vestuário. Os três primeiros colocados receberão troféus e brindes exclusivos.

Outro destaque será o jogo ‘Lua em pedaços’ criado pelo designer amazonense Lincoln Valois. O jogo de tabuleiro possui mecânica inspirada em jogos eletrônicos tipo Moba (Multiplayer Online Battle Arena), no qual os jogadores tentarão dominar todos os territórios do tabuleiro, destruindo as cinco torres de cada território inimigo em eventos de combate que acontecem na ‘Torre de Babel’ no centro do tabuleiro.

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar