13 de abril de 2021

Feira de livros começa segunda

Mais de 230 títulos serão disponibilizados para o público leitor, a partir de segunda-feira, 10, pela EDUA (Editora da Universidade Federal do Amazonas) durante a realização de mais uma Feira Itinerante dos Livros da EDUA

Mais de 230 títulos serão disponibilizados para o público leitor, a partir de segunda-feira, 10, pela EDUA (Editora da Universidade Federal do Amazonas) durante a realização de mais uma Feira Itinerante dos Livros da EDUA.
No ano passado a feira circulou por várias instituições públicas de Manaus, como AFEAM, SEFAZ, TRE, MTE, TCE, Embrapa, Escola Agrotécnica e até no Fecani (Festival da Canção de Itacoatiara) levando os títulos da editora à maior quantidade de público possível. Este ano a feira acontece somente agora em dezembro, no prédio da Jaqueira, mas no próximo ano voltará com a sua itinerância.
Em 2012, em junho, a EDUA chegou à maioridade ao completar 21 anos de existência. Ela foi criada durante a gestão do reitor Marcus Luis Barroso Barros (1989/1993) com o intuito de publicar os trabalhos de pesquisa, dissertações e teses dos professores da então UA (Universidade do Amazonas), mas evoluiu ao longo do tempo passando a publicar livros em várias áreas e de outros autores, inclusive de fora da instituição.
Nesses 21 anos de existência a EDUA já colocou no mercado mais de 500 títulos, no começo com verba da própria universidade, mas depois com o apoio de parceiros como a Faculdade Dom Bosco, Suframa, Valer, Museu Goeldi, Fiocruz, Inpa e mais recentemente a Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), responsável pelo patrocínio da maioria das edições dos últimos anos.
Os livros da EDUA podem ser encontrados durante o ano inteiro à venda na LUA (Livraria da UFAM), no campus universitário; na banca do Largo de São Sebastião; na Galeria Amazônica (também no Largo de São Sebastião) e nas livrarias Valer e Nacional.
Com uma média de 40 a 50 títulos editados anualmente, antes os lançamentos aconteciam em um único evento realizado no campus, o que acabava se restringindo apenas ao público acadêmico. A partir da gestão da professora Iraildes Caldas Torres (2009/2013) os lançamentos passaram a acontecer mensalmente, com uma média de dois a três títulos por evento, e no IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas), localizado no centro antigo de Manaus, o que veio facilitar bastante o acesso dos leitores interessados em adquirir os livros da editora.

Cem títulos publicados

Iraildes Caldas gosta de dizer que, ao assumir a direção da EDUA em 2009, procurou dar continuidade ao trabalho iniciado por Renan Freitas Pinto, que esteve à frente da editora de 2001 até 2009 e, reconhecidamente, melhorou qualitativamente as edições. “Em nossa gestão temos tido uma preocupação muito grande em manter a qualidade das edições e estamos atingindo nosso objetivo, pois há o reconhecimento de leitores e autores. Essa tem sido a marca da EDUA”, disse.
Também sob a administração de Iraildes, houve um aumento considerável de publicações. “Este ano chegaremos aos cem títulos publicados, número nunca antes atingido, porque temos conseguido viabilizar recursos. No primeiro semestre do próximo ano, atendendo a uma solicitação da reitora Márcia Perales, que conseguiu um aporte financeiro para tal, daremos prioridade a 30 publicações entre teses e dissertações, mas os clássicos, que tanto sucesso fazem entre os leitores, continuarão na pauta de publicações”, informou. Clássicos e amazônicos, como as edições sobre o antropólogo Eduardo Galvão e o cineasta Silvino Santos, e preciosidades como o livro do pesquisador Antonio Loureiro sobre as praças de Manaus e a síntese da poesia de Astrid Cabral, que sairão no próximo ano.
“A Feira Itinerante é uma forma de levar os livros ao público, onde quer que ele esteja, e com preços bastante acessíveis. Temos livros que custarão R$ 2,00 e outros estarão pela metade do preço. Com isso, editamos e pretendemos que as pessoas leiam nossas edições”, concluiu.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email