Pesquisar
Close this search box.

Feira da Manaus Moderna recebe construção de maromba

A rotina de quem trabalha e visita a feira da Manaus Moderna também tem mudado. Desde a semana passada, os permissionários da tradicional feira passaram a contar com obras de instalação dos tablados de madeira pela Prefeitura de Manaus, antecipando a condição das atividades dos trabalhadores e a comercialização dos produtos no local diante da ameaça de uma possível cheia. 

A Semacc (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal), que administra as feiras e mercados,  começou um plano de ação realizando a primeira fase das marombas e bloqueios em alguns pontos que sofrem com as cheias. Conforme o secretário da Semacc, o impacto dará o tempo necessário para dar segurança e comodidade aos clientes que frequentam o local e os permissionários que terão ainda mais segurança no seu ponto de trabalho. 

O diretor de feiras e mercados Luciano Santos, enfatizou que a medida de antecipação torna-se necessária na tentativa de evitar prejuízos aos feirantes. Segundo ele, a Seminf (Secretaria  Municipal de Infraestrutura de Manaus) já trabalha juntamente com a Semacc no projeto para resolver de vez o problema que ocorre todos os anos no local.

De acordo com o secretário Wanderson Costa, a Semacc vem acompanhando atentamente o avanço da cheia e, de forma rápida e preventiva, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semacc, decidiu instalar as marombas, a fim de garantir a trafegabilidade dos permissionários e clientes na feira.

“Essa é uma operação que já estava no nosso plano de ação, queremos deixar claro que essa é uma determinação do prefeito David Almeida, que sejamos rápidos e enérgicos em nossas ações, por isso já iniciamos as tratativas referentes ao nosso plano de ação de contingenciamento dessa cheia, que poderá atingir, realmente, essas áreas do Peixe e da Carne”, ressaltou o secretário Wanderson Costa.

Conforme o secretário, à medida que o rio vai avançando a equipe estará realizando o perímetro dentro da feira e construindo novas marombas.

Ano passado a feira sofreu interdição em virtude da forte cheia do rio Negro. Cerca de 200 feirantes precisaram ser transferidos para uma feira flutuante, construída para instalar os trabalhadores atingidos pela cheia onde trabalharam por dois meses até que o volume das águas normalizasse. A feira da Manaus Moderna é  um dos primeiros pontos afetados com a subida do nivel do rio Negro e em 2021 não foi diferente. 

Este ano o setor de peixes, considerado o mais baixo da feira, já está preparado. Para o presidente da Comissão Gestora da Feira Manaus Moderna e do Sindicato dos Feirantes de Manaus, Davi Lima, a expectativa é que o segmento não tenha nenhum prejuízo, em razão da configuração do cenário deste ano em relação ao ano passado. “Ainda não apresentamos nenhum prejuízo e a nossa esperança é que as feiras não cheguem a ser atingidas pela cheia deste ano. Faltam muitos centímetros para o volume das águas atingir o setor de peixes, geralmente o primeiro a sentir os efeitos nesta época do ano. Mas considera importante que a prefeitura atue de forma preventiva”. 

A feira flutuante contou com 221 boxes destinados ao setor do peixe e da carne. Além da instalação de banheiros químicos e uma rede de tratamento de água, para garantir que nenhum dejeto  fosse lançado no rio.

Parte das ações

A instalação dos tablados na feira Manaus Moderna é parte das ações da operação Cheia 2022, realizada em parceria com a Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) e a Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Pública), no centro da cidade.

A construção dos tablados chega no momento em que o nível das águas vem aumentando de forma acelerada atingindo a marca de 29,26  metros na terça-feira (17).  

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar