Pesquisar
Close this search box.

Fecomércio reúne lideranças para discutir demandas do Amazonas

A Fecomércio-AM (Federação do Comércio de Bens, Serviços e turismo do Estado do Amazonas) promoveu um encontro com o senador Plínio Valério (PSDB-AM) reunindo lideranças empresariais de sindicatos patronais do segmento para tratar de assuntos de interesse do Estado, principalmente agora em que a ZFM (Zona Franca de Manaus) vem sofrendo diversos reveses do Ministério da Economia para a manutenção dos benefícios fiscais.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, participou dos debates, além de diretores de instituições, empresários e representantes de entidades de classe. As discussões tiveram como foco (em especial) o Projeto de Lei 4.199/2020 que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, criando a chamada ‘BR do Mar’, via Região Sudeste.

Ainda em apreciação pelo Senado, essa proposta possibilitará conectar o Amazonas aos portos do litoral, rodovias e ferrovias à Região Sudeste, barateando os custos para importação e exportação de produtos.

Também foi abordada a importância da recuperação da rodovia BR-319 para promover um maior intercâmbio comercial do Amazonas com o resto do País, possibilitando mais competitividade aos produtos fabricados na Zona Franca.

O encontro avaliou, ainda, o potencial de novas matrizes econômicas que se somariam às atividades das empresas do polo industrial do Amazonas, de onde vem, hoje, a maior receita que alimenta a vida econômica do Estado.

A pavimentação da BR-319 vem se arrastando há pelo menos três décadas por causa de gargalos ambientais. E estima-se que os primeiros trechos da estrada só devem ser concluídos daqui a quatro anos, com investimentos iniciais de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

O presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, destacou a importância do encontro promovido pela entidade em Manaus. “No Congresso, o senador Plínio Valério é um porta-voz de muitos assuntos pertinentes ao desenvolvimento da nossa região. E essa reunião foi fundamental para discutirmos temas ligados ao comércio do nosso Estado”, salientou o empresário.

Segundo Frota, a reunião foi ainda oportuna para reforçar a parceria das principais lideranças comerciais do Amazonas com o senador que não tem medido esforços em sua atuação em defesa dos segmentos econômicos do Amazonas.

“Encaminhamos todas as demandas e sugestões ao senador sobre as necessidades do Amazonas para que elas sejam divulgadas no Congresso. Poucos conhecem, realmente, as peculiaridades do projeto ZFM, instituído no decreto 288”, acrescentou o presidente da Fecomércio-AM.

O senador Plinio Valério avaliou que o encontro na Fecomércio com representantes do segmento foi muito ‘proveitoso’. “Hoje, essas demandas serão transformadas em projetos e adicionadas às minhas grandes bandeiras de luta no Senado”, disse ele.

O FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte) também foi exaustivamente discutido durante o encontro na Fecomércio, segundo Plínio Valério. “A principal questão foi avaliar possíveis mudanças na MP para proporcionar mais benefícios ao Amazonas”, acrescentou Valério.

O superintendente Algacir Ponsin ressaltou que  o asfaltamento da BR-319  é  extremamente importante para alavancar a economia do Amazonas. E ainda melhorar a qualidade de vida da população, gerando mais empregos, riquezas e renda.

“Então, esse eixo, junto com o fluvial e o aéreo, tem que existir. Não dá pra gente sobreviver sem a junção desses três modais de transporte”, afirmou o superintendente da Suframa.

Foto/Destaque: Divulgação

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar