Pesquisar
Close this search box.

Febraban inicia pagamento por meio de celular em bancos no dia 27

No dia 27 de março, durante o workshop Internacional m-Payment, promovido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Banco do Brasil dará início oficialmente às suas operações de pagamentos através de celular (serviço de m-payment) em todo o país. O anúncio estará a cargo da diretora de tecnologia do BB, de Glória Guimarães. Ela adianta que o serviço estará disponível para micro-pagamentos, de R$ 1 a R$ 100.
O workshop é um dos pré-eventos destinados a iniciar temas que serão aprofundados no maior congresso das instituições financeiras da América Latina, o Ciab Febraban, em junho, em São Paulo.
O tema mobile banking e payment foi o tema central do Ciab Febraban 2007. Os analistas esperam que a modalidade de pagamento via celular se torne uma realidade para correntistas de todos os grandes bancos ainda esse ano.
Glória Guimarães explicou que o serviço com cobertura nacional foi precedido de um projeto piloto realizado no ano passado, com cobertura restrita a quatro cidades brasileiras – Brasília, São Paulo, Osasco (SP) e Barueri (SP).
O serviço de m-payment do BB será, agora, oferecido para todo o Brasil e compreende uma parceria com a VisaNet para a produção de terminais pontos de venda a cartão (chamados POS) adaptados para interoperar com telefones celulares. A meta é ajudar o cliente a, por exemplo, acionar um “disk-pizza”. O cliente liga (pelo celular) para a pizzaria, e faz o pedido; depois recebe uma mensagem encriptada no seu celular e autoriza o débito em conta através de SMS (ou torpedo).
Os serviços de Mobile Banking da instituição existem desde 2006 e oferecem uma série de facilidades a exceção de pagamentos. Atualmente o BB possui um total de 520 mil usuários cadastrados. Alguns dos serviços oferecidos são: extratos, saldos, investimentos e outros. Ao todo, são realizadas, em média, 3,4 milhões de transações ao mês. No Japão, onde a instituição também atua – especialmente junto à comunidade ‘dekassegui’ -, os clientes já tem acesso ao serviço de m-Payment.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar