Fcecon promove campanha contra câncer

O Gamma (grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia), da FCecon (Fundação Centro de Controle de Oncologia), deu início a mais uma campanha contra o Câncer de mama. A ação é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima segunda-feira, 8 de março. Vestidas nas cores verde e rosa, a primeira simbolizando a esperança e a segunda a feminilidade, as dez integrantes do Gamma coordenarão diferentes ações com a meta de prevenir e informar acerca da doença.
Como parte da campanha, a presidente do movimento, Oriona Ferreira, 56, disse que foi criado um blog, o qual está em fase de finalização, onde as pessoas podem se informar sobre formas de tratamento da doença, pesquisas e os trabalhos realizados pelo Gamma. “A intenção é falar sobre o câncer, esclarecendo algumas questões, além de entrevistas com especialistas da Fundação Cecon, dentre outros tópicos”, complementou a idealizadora do grupo.
“Sempre há seminários sobre as novas técnicas e formas de tratamento do câncer. Como o que haverá na África (Encontro de mulheres Mastectomizadas) e outro, ainda neste ano, no Canadá que abordará novas formas de se fazer o exame diagnóstico da mamografia. O Blog será uma ferramenta para mostrarmos estas e outras novidades”, detalhou Oriona.
Ainda sobre a programação da campanha, a idealizadora do Gamma lembrou que, nos dias 8 e 9, segunda e terça-feira próximas, respectivamente, serão realizadas palestras na Fundação Cecon para pacientes em tratamento, sessões de massoterapia e, também, momento de beleza. Este último, segundo Oriona, é a oportunidade de oferecer aos pacientes e funcionários da instituição serviços de corte de cabelo, maquiagem, dentre outros. “A meta é resgatar a autoestima das mulheres que passaram pelas cirurgias de mastecomia (cirurgia de remoção completa da mama, um dos tipos de tratamento cirúrgico para o Câncer de mama)”, declarou Ferreira.

Corrida contra o Câncer

A programação do Gamma em homenagem ao Dia Internacional da Mulher termina com a 1ª Corrida da Mulher Contra o Câncer de Mama, marcada para o dia 14 de março, domingo, às 8h30. Simbólico, o evento é aberto às mulheres e premiará a vencedora com troféu. Para participar, informa Oriona, a pessoa deve colaborar com 2 Kg de alimento não perecível, que devem ser entregues na sede da Fundação. Os alimentos serão, posteriormente, doados às famílias de pacientes que necessitam de ajuda. Após a doação, as participantes deverão retirar camiseta produzida para o evento também na sede, nos dias 12 e 13 de março.
Amanhã, o Gamma estará no Hospital Adriano Jorge para promover, junto com o Instituto Embeleze, o Dia do Glamour. Cerca de 20 profissionais do Embeleze irão realizar serviços de escova, maquiagem, noções de embelezamento, dentre outros, as profissionais do Hospital. A meta é motivar as profissionais que trabalham com saúde. O Gamma, por sua vez, realizará palestras sobre o Câncer de Mama.

Autoexame das mamas

O autoexame das mamas leva apenas alguns minutos e pode salvar uma vida, informam especialistas. Para fazê-lo, basta posicionar-se de pé, diante do espelho, observando o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas. Em pé, levante os braços e observe se com o movimento aparecem alterações de contorno e nas superfícies das mamas. Deitada, a mão direita apalpa a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos dedos. Deitada, a mão esquerda apalpa a mama esquerda. Repita deste lado movimentos circulares apertando levemente com as pontas dos dedos. Especialistas recomendam que o exame seja feito, pelo menos, uma vez por mês.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email