Pesquisar
Close this search box.

Faturamento na indústria registra crescimento de 3,3% em fevereiro

A atividade da indústria registrou melhora em fevereiro, de acordo com dados divulgados ontem pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Faturamento real, horas trabalhadas e emprego registraram crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior.
“Os Indicadores Industriais de fevereiro de 2010 mostram que a recuperação industrial continua em andamento”, aponta o relatório.
O faturamento real das indústrias registrou alta de 3,3 % em relação a janeiro, já descontados os dados sazonais. O número foi 11,3% maior do que no mesmo mês do ano passado.
O nível de emprego na indústria cresceu pelo sétimo mês. O índice ficou 0,9% acima do registrado em janeiro e 2,8% de fevereiro do ano passado.
O nível de utilização da capacidade instalada, que mede quanto da capacidade de produção das indústrias está sendo usada, ficou estável em relação a janeiro com percentual médio de 78,6%. Em fevereiro de 2009 o índice ficou em 76,5%.
Segundo o gerente-executivo da CNI, Flávio Castelo Branco, o crescimento da produção com estabilidade na utilização da capacidade instalada significa que os investimentos na indústria estão se solidificando.
O indicador ainda está três pontos percentuais abaixo de fevereiro de 2008 e deve crescer. “Na indústria a gente não está observando pressão sobre preços”, aponta Branco.
O nível de horas trabalhadas registrou aumento de 2,4% em relação ao mês anterior. Sem os efeitos sazonais, o índice foi de 1% e mostrou o sexto aumento consecutivo, com aumento acumulado de 6,1% no período dos seis meses. No bimestre, o nível de horas trabalhadas cresceu 4,4% em relação ao mesmo período de 2009.
A massa salarial registrou queda de 1,8% em relação a janeiro. A diminuição é normal para o mês por conta de férias, segundo a CNI. O índice foi 2,9% maior em relação a fevereiro de 2009. A alta de 2,4% no ano em comparação com ano passado é puxado pela melhora no emprego.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já apontou que a produção industrial brasileira aumentou em sete das 14 regiões pesquisadas em fevereiro. Na média nacional, a indústria apresentou avanço de 1,5% na mesma base de comparação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar