10 de abril de 2021

Faturamento de R$ 64 mi no Dia dos Pais

A injeção de R$ 64 milhões no comércio varejista com a chegada do Dia dos Pais, estimada pela pesquisa de evolução de consumo da CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), deve trazer novo fôlego para os lojistas

A injeção de R$ 64 milhões no comércio varejista com a chegada do Dia dos Pais, estimada pela pesquisa de evolução de consumo da CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), deve trazer novo fôlego para os lojistas, que vêm registrando baixa lucratividade nos últimos meses.
De acordo com o levantamento, 390 mil pessoas deverão ir às compras até o segundo domingo de agosto. Mesmo sendo inferior ao incremento de 10% projetado pelos lojistas, conforme apurou pelo Jornal do Commércio, o acréscimo previsto pela entidade (5%), será considerado um resultado positivo para o setor.
O percentual mais tímido se deve a uma atitude de cautela, de acordo com o diretor executivo da CDL-Manaus, Manoel Joaquim de Oliveira. “Em virtude dos altos números da inadimplência, tanto lojistas quanto consumidores ficam mais receosos em criar grandes expectativas”, justificou.
No entanto, segundo o dirigente, conforme a proximidade da data e o aumento da movimentação, especialmente no Centro, a perspectiva do comércio tende a melhorar. “De acordo com a nossa observação, estamos caminhando para atingir os 5% e até ultrapassá-lo”, analisou.
Manoel Joaquim disse ainda que, embora os últimos dias que antecedem a data sejam os mais movimentados, esta semana servirá de termômetro para o setor. “Vamos observar atentamente o movimento do sábado e daí poderemos sentir melhor como será o desempenho”, informou.

Aperto do crédito

Para o vice-presidente da Fecomércio/AM (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas), Aderson Frota, que também acredita em um desempenho 5% melhor em relação ao ano passado, o percentual poderia se ainda maior. Mas, segundo ele, fatores como aperto do crédito e índice de inadimplência elevado ainda se configuram como os principais inibidores do consumo. “Eles interferem sim, mas já não deverão ser tão expressivos como acreditamos anteriormente. Confiamos no apelo da data”, enfatizou.
A presidente da Alasc (Asociação dos Lojistas do Amazonas shopping Center), Mercedez Braz, também está otimista. “O Dia dos Pais é uma data forte. Nossa confiança no resultado é tão grande que investimos em premiações de custo maior e já acertamos que vamos estender o horário de funcionamento durante o fim de semana da comemoração”, revelou.
Para Mercedez Braz, a boa movimentação na data é importante para os lojistas. “Julho foi um mês muito fraco em função das férias. Um aumento nas vendas entre 5% e 8% já ajuda os empresários a se recuperarem”, afirmou.

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