Pesquisar
Close this search box.

Farra na Câmara e na Assembleia

Farra na Câmara e na Assembleia

O fim de ano na Câmara Municipal de Manaus e na Assembleia Legislativa não foi nada auspicioso. Em plena pandemia da Covid-19, vereadores e deputados decidiram reajustar os próprios salários e benefícios – entre eles o famigerado “cotão”, aquela verba utilizada para pagar funcionários. É fato que ambas as Casas tinham previsão orçamentária para isso e não tiraram recurso de nenhuma área prioritária, como Saúde e Educação. Mas é um péssimo exemplo no momento em que todos os esforços estão voltados para combater esta praga que se abateu sobre o mundo. No caso da capital, houve ainda reajuste nos vencimentos de prefeito, vice-prefeito e secretários. Os beneficiados alegam que os números estavam defasados há anos, mas não haveria hora mais imprópria que esta para reajustá-los. Os protestos só não são maiores porque a população está “anestesiada” pelo período de Natal. Até nisso pensaram aqueles que montaram as operações.

DÚVIDA

O prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante), já escolheu e anunciou praticamente todos os auxiliares que ocuparão as pastas mais importantes de sua futura gestão. A exceção é a Educação. O favoritaço para assumir o cargo é o ex-deputado Pauderney Avelino (DEM), mas há resistências dentro e fora do grupo político e um veto do próprio cotado ao sub que seria indicado.

SUPERLOTAÇÃO

A Secretaria de Estado de Saúde está ampliando os leitos de retaguarda e vai abrir 112 leitos nos hospitais de retaguarda para receber pacientes do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz que estão fora do período de transmissibilidade, mas ainda necessitam de acompanhamento médico para a conclusão do tratamento. Sinal de superlotação.

biblioteca

REABRIU

Desde ontem a biblioteca municipal João Bosco Evangelista está aberta à visitação pública agendada e com adoção de todos os protocolos de segurança à Covid-19. A biblioteca está localizada na esquina da rua Monsenhor Coutinho, próximo à praça do Congresso, no centro histórico da cidade, e funcionará de segunda a sexta, das 8h às 14h.

CERTIFICAÇÃO

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado recebeu mais uma vez a certificação de Avaliação Externa de qualidade para a contagem de linfócitos T CD4/CD8, emitido pelo Ministério da Saúde, tendo sido aprovada com excelência. A FMT-HVD realiza uma média de 1200 exames de linfócitos T CD4/CD8 por mês e é a única do Estado que realiza o exame. Esse exame é usado para avaliar a função do sistema imunológico em pessoas com diagnóstico de infecção pelo HIV. Ocasionalmente pode ser usado com outros problemas. 

REDE NACIONAL

Com sessões esgotadas no Teatro Amazonas, o espetáculo premiado “A Caixa Mágica do Natal” será exibido nacionalmente pela TV Brasil, canal 2.1 (TV aberta) nos dias 24, às 21h30, e 25 de dezembro, às 11h30 (horários de Manaus). Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a produção para exibição é da TV Encontro das Águas.

HOMENAGEM

Em homenagem a quem contribuiu de forma decisiva para o fortalecimento e sustentabilidade da previdência do Estado, a Fundação Amazonprev promoveu a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Previdenciário. O grande homenageado da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Previdenciário foi o ex-presidente e responsável pela implantação da Amazonprev, Silvestre Castro Filho, que ficou à frente do órgão de 2001 a 2015. Impossibilitado de comparecer ao evento, ele foi representado pela filha, Silvyane Castro Litaiif.

fazenda

FAZENDA

A intensificação de ações da Superintendência da Zona Franca de Manaus para contribuir com o desenvolvimento mais aprofundado do Distrito Agropecuário da Suframa contou, na segunda quinzena de dezembro, com mais uma agenda da alta gestão na localidade. Na ocasião, um dos locais visitados foi a fazenda experimental da Universidade Federal do Amazonas, localizada na BR-174, que liga Manaus a Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas.

DIVERSIFICADA

Utilizada especialmente para a realização de trabalhos de extensão e pesquisa de forma a ampliar as capacidades do corpo discente da instituição, a fazenda experimental é utilizada por diversos alunos da Ufam de cursos como Agronomia e Engenharia Florestal, dentre outros. No local também são realizadas as criações de búfalos, peixes, suínos e aves, o que permite a realização de estudos diversos.

FRASES

Wilson

“As prioridades em 2021 serão Saúde e segurança alimentar.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, em reunião com os secretários

david

“Vamos trabalhar por uma gestão moderna e inovadora.” David Almeida (Avante), prefeito eleito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar