Pesquisar
Close this search box.

Fardamento escolar vai ser regionalizado

A exemplo do que já acontece com a merenda e o imobiliário escolar, o deputado estadual Adjuto Afonso (PP), presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da ALE (Assembleia Legislativa do Amazonas), apresentou projeto de lei que regionaliza o fardamento escolar.
O projeto institui o Programa de Incentivo às Empresas de Confecção do Amazonas e foi uma proposta apresentada por moradores de Tefé durante a Reunião Itinerante realizada naquele município.
Adjuto Afonso informou que o projeto visa, ainda, dinamizar o processo de industrialização e comercialização do fardamento e confecções produzidos no Amazonas, bem como fomentar o desenvolvimento, a competitividade e a sustentabilidade dessas empresas.
Além disso, segundo ele, incentiva a aquisição por parte das prefeituras dos uniformes e fardamentos produzidos localmente.
“Ou seja, a prefeitura vai comprar o fardamento no seu município, gerando emprego e renda. O programa abrange também todas as unidades produtivas de confecção, seja micro, pequena, média, grandes empresas, empreendedores individuais, cooperativas ou associações.
Elas devem estar devidamente registradas no fornecimento de fardamento e confecções para todas as unidades governamentais do Amazonas”, explicou.
Adjuto informou que o projeto vai gerar emprego e renda para os empreendedores ligados ao setor, além de garantir acesso nas compras públicas do Estado e dos municípios aos empreendedores locais. “Se aprovada, a lei vai articular e garantir linhas de créditos junto a Afeam (Agência de Fomento do Amazonas) e nos bancos oficiais aos empreendedores. O setor de confecções no Amazonas, atualmente, apresenta um cenário bastante favorável ao desenvolvimento”, completa o deputado.
Conforme estimativa do Sindconf (Sindicato de Confecções do Amazonas), existem 60 empresas de confecções de uniforme, 90 empresas de moda que trabalham com malha e tecido plano, 300 núcleos de produção familiar (informais) e aproximadamente 1.500 costureiras que trabalham de maneira avulsa, responsáveis por aproximadamente seis mil empregos diretos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar