Fapeam promove webnar sobre iniciação científica na graduação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) promove nesta sexta-feira (09/04), às 11h, o webinar “Iniciação Científica: Oportunidades para jovens da graduação”, com o intuito de aproximar e compartilhar experiências acerca da iniciação científica, bem como apresentar projetos  desenvolvidos por pesquisadoras mulheres e  bolsistas no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação (Paic).

Esta é a segunda edição deste ano do webinar promovido pela Fapeam. A atividade integra as ações do Movimento Mulheres e Meninas  na Ciência, adotado pela Fundação, cujo tema deste ano é “A cientista que sou saúda a cientista que mora em você”.

A atividade será mediada pela pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Patrícia Melchionna, com a participação da pesquisadora Jacqueline Sachett e da bolsista  Alessandrina Doval, da Fundação Alfredo da Matta (Fuam); e da pesquisadora Rita Valéria Andreoli e da bolsista Mira Assenova, que realizam projeto no âmbito do Paic na UEA.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), as mulheres ainda têm pouca participação na ciência, representando menos de 30% dos pesquisadores no mundo. Diante disso, a atividade tem o objetivo de estimular uma maior participação de jovens em atividades de iniciação científica.

Paic 

O programa é desenvolvido pela Fapeam com objetivo de apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Na graduação, a iniciação científica é um instrumento de formação que engaja o estudante na pesquisa, potencializando o olhar crítico sobre a realidade local e exercitando a articulação entre áreas de conhecimentos.

FOTO/DESTAQUE: Érico Xavier/Fapeam

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email