Pesquisar
Close this search box.

Fapeam intensifica apoio a programas de pós-graduação

Fapeam intensifica apoio a programas de pós-graduação

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam), intensifica a formação de recursos humanos no estado. Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), a fundação está apoiando programas de pós-graduação em áreas prioritárias no Amazonas, com oferta de bolsas de estudos em níveis altamente qualificados e auxílio financeiro para fortalecer a pós-graduação e a pesquisa no estado.

A parceria entre a Fapeam e Capes é resultado do edital n° 018/2020 do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Parcerias Estratégicas nos Estados, que apoia programas de pós-graduação stricto sensu emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos estados.

Ao concorrer ao edital, a Fapeam teve êxito na chamada pública nacional. No total, obteve 84 bolsas divididas nas modalidades de mestrado, doutorado e pós-doutorado a serem concedidas, bem como auxílio financeiro.

“A Fapeam definiu, em consonância com as instituições de ensino e pesquisa, por meio de oficina interinstitucional, as áreas prioritárias eleitas para o cumprimento dos objetivos do edital da Capes e os respectivos programas de pós-graduação nelas incluídos, com o intuito de consolidar a pesquisa no Amazonas e contribuir para o desenvolvimento econômico e socioambiental do estado”, destacou a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

Todos os quatros projetos submetidos pela Fapeam foram selecionados: 1) Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG)-Aqui no estado do Amazonas; 2) Consolidação do Programa em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA) no estado do Amazonas; 3) Consolidação do Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (MPGAP); 4) Solidificação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais e Recursos Pesqueiros (PPGCARP) no estado do Amazonas.

Vale destacar que a Formação Sustentável de Recursos Humanos CT&I é uma das linhas de ação da Fapeam. Neste contexto, a fundação também conta com o Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), que em 2020 fomentou 934 bolsas de mestrado e doutorado. O programa apoia a formação de recursos humanos em alto nível no Amazonas, visando novas competências instaladas no estado.

Programa

O PDPG Parcerias Estratégicas nos Estados tem foco nos chamados PPGs Emergentes, que são recomendados pela Capes, criados a partir de 2013, e também nos PPGS Estratégicos, os recomendados pela Capes relacionados às áreas consideradas prioritárias no âmbito estadual.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar