Pesquisar
Close this search box.

Fametro: maioridade e sucesso

Fametro: maioridade e sucesso

O Centro Universitário Fametro comemora, neste mês, 18 anos de fundação, expandindo suas atividades e contabilizando resultados importantes na esfera educacional e social. Fundada em 13 de setembro de 2002, a Fametro está presente em Manaus, Parintins, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé, Coari e Manacapuru, no Amazonas, além de ter expandido sua atuação para Santarém, no Pará, Boa Vista, em Roraima, chegando agora em Macapá, no Amapá, e também no Distrito Federal.

Com uma forte identidade social, a instituição avalia que seu principal legado às regiões onde atua – Norte e Centro-Oeste –, nesse processo de maioridade, está nos aspectos educacionais, mas também sociais. “Focamos na educação sem deixar de lado a geração de empregos que se forma cada vez que a Fametro chega a um estado, o incentivo ao empreendedorismo e toda a gama de ações sociais realizadas pelos alunos e professores. Nossas equipes são estimuladas e apoiadas na realização de atividades de arrecadação de doações para os menos favorecidos, como parte das atividades extraclasse, ou com a oferta de serviços à população, nas áreas de ensino”, afirma o presidente do Grupo Fametro, Wellington Lins.

Nessa linha, destacam-se os serviços oferecidos nas Clínicas de Nutrição, Psicologia e Fonoaudiologia, como suporte à comunidade. Mais de 2 mil pessoas já foram atendidas, desde que esses espaços foram inaugurados. Além disso, nos 43 de cursos de graduação da Fametro várias ações com foco social são realizadas, todos os anos.

No curso de Odontologia, por exemplo, o projeto “Multiplicando sorrisos” arrecadou, somente em uma de suas ações, cerca de 500 cestas básicas e 1.200 itens de higiene pessoal (cremes dentais, escovas de dentes, sabonetes). As doações foram acompanhadas de serviços como aferição de pressão, atendimento odontológico, atividades de entretenimento, palestras e bate-papo sobre escovação e limpeza bucal, com a comunidade de localidade do Tarumã.

Já o curso de Gestão Financeira arrecadou alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e brinquedos para a população ribeirinha de Iranduba, através do projeto “Mudando a realidade na comunidade”, tradicionalmente realizado durante o feriado de Páscoa.  

Orientações jurídicas nas diversas áreas do Direito estão entre os benefícios oferecidos à população no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Fametro. O NPJ realizou o Dia de Mutirão de Conciliação, cuja proposta foi antecipar audiências que ainda durariam cerca de seis meses para serem realizadas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Uma ação que, além de tudo, leva os alunos à prática da profissão.

A Associação Atlética Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Fametro coloca em prática anualmente o “Trote Solidário” com os calouros, visando a arrecadação de doações para cães e gatos. Mais de 1,3 toneladas de ração é ofertada para o abrigo Pelos e Patas e ONG Bicho Amado (OBA). 

Outro projeto relevante é do curso de Educação Física, a “Caravana Ativa Fametro”, que acontece na Mini Vila Olímpica do bairro Santo Antônio. O evento oferece práticas de atividades físicas, recreação e lazer à comunidade. Durante a ação, ano passado, foram realizados atendimentos a 688 comunitários.

Ainda sob iniciativa da Fametro, reconhecendo que uma boa escrita é fundamental para qualquer área do conhecimento, alunos novatos têm à sua disposição a oferta de curso de nivelamento em língua portuguesa. Mais de 3 mil discentes já passaram por essa etapa, enriquecendo o currículo profissional.

Outra vertente importante lançada pela instituição são as ações voltadas ao fortalecimento da cultura amazonense. Dentro dessa linha, foi criado o Projeto Embaixadores, que iniciou com a escolha em Parintins, de dois ícones para atuarem nesse posto: Edmundo Oran, apresentador do Boi Caprichoso, e Adriano Paketá, Pajé do Boi Garantido. Ambos receberam bolsa de estudos 100% para representá-la, nesse compromisso com a cidade e a tradição cultural.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar