Pesquisar
Close this search box.

Falta de insumos para realização de exames preocupa hospitais no País

A CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde) alertou nesta semana, em nota, sobre a possibilidade de faltar insumos médicos e materiais para exames nos hospitais do País. Segundo a entidade, o quadro vem se agravando nas últimas semanas.

Além disso, a instituição citou descontinuidade do abastecimento de contrastes e a escassez no abastecimento de soro hospitalar e de soluções parenterais.

“O aumento da demanda neste momento, reprimida por pedidos de exames de imagem durante a pandemia da Covid-19, é apontada como uma das causas. A CNSaúde entende que tal fator já deveria estar na previsão de todos os atores do setor”, afirmou a entidade. A confederação representa os estabelecimentos de serviços de saúde do País, como hospitais, clínicas, casas de saúde e laboratórios de análises clínicas.

Segundo explicou o presidente da CNSaúde, Breno Monteiro, os procedimentos eletivos, como exames preventivos, foram adiados durante o ápice da pandemia e consultórios fecharam. Com a volta gradual à rotina, os exames represados devido ao adiamento demandaram uma grande quantidade de insumos. De acordo com ele, a situação mais crítica é a dos soros hospitalares e contrastes radiológicos. E a escassez está presente tanto na rede pública quando em hospitais privados. As secretarias municipais de saúde foram as primeiras a detectar o problema e reclamar à confederação sobre o problema.

A CNSaúde cobra maior planejamento do setor privado, além de apoio do Ministério da Saúde para antecipar situações de falta de material e insumos. Segundo a instituição, o Conasems  (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) entregou ao Ministério da Saúde e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um ofício pedindo providências sobre o caso.

Monteiro afirmou que a confederação procurou o Ministério da Saúde, mas não obteve resposta.  A pasta informou que tem trabalhado para manter a rede de saúde abastecida e inseriu medicamentos na lista de produtos com redução do imposto de importação sobre insumos.

“O Ministério da Saúde trabalha sem medir esforços para manter a rede de saúde abastecida com todos os medicamentos ofertados pelos SUS”, disse.

Segundo o órgão, após análises feitas em conjunto com a Anvisa, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, conselhos estaduais e municipais de saúde e o setor farmacêutico, foram constatadas diversas causas globais que extrapolam competências do Ministério da Saúde.

Outra medida, adotada pela pasta, foi a inserção de medicamentos na lista de produtos com redução do imposto de importação sobre insumos como Amicacina Sulfato, Aminofilina, Cloridrato de Dopamina, Dipirona, Fludrocortisona, Leuprorrelina, Neostigmina, Oxitocina, Rivastigmina, Sulfato de Magnésio e Bolsas para soro fisiológico, segundo o Ministério da Saúde.

Perfil

Projeto de reeleição está sob fogo cruzado

A disputa pelas eleições se acirra antes mesmo do início da campanha deste ano. A esquerda está com a sua metralhadora giratória direcionada contra Bolsonaro, que se complica ainda mais com a divulgação de um áudio. Segundo a PF, Milton Ribeiro teria sido avisado pelo próprio presidente das operações que prenderam o ex-ministro e cinco pastores sob suspeita de serem beneficiados pela distribuição de verbas no MEC. O projeto de reeleição está sob fogo cruzado, minando as contraofensivas do Planalto.

Todo o País se volta para o suposto balcão de negócios que teria privilegiado prefeituras parceiras como uma contrapartida de apoio ao chefe da nação. As últimas pesquisas apontam um crescimento de Lula nas intenções de voto, enquanto Bolsonaro despenca nas preferências. Claro, existem possibilidades de esses dados serem manipulados para turbinar o petista de volta à Presidência da República. Porém, a imagem do atual governo se queima, impactando profundamente na opinião dos eleitores.  A população tem memória curta. Mas está difícil reverter esses impactos a poucos meses do próximo pleito.

Esquema

Agentes da PF informaram que Milton Ribeiro ameaçou “destruir todo mundo” caso as investigações do suposto balcão de negócios no MEC atingissem a sua família, gerando especulações na mídia, abrindo ainda precedentes sobre a sua possível participação no esquema irregular de distribuição de verbas no ministério, privilegiando pastores evangélicos. Mas, posteriormente, mudou o tom ao ser libertado por determinação de um desembargador federal. São tantas tretas que levam a muitos questionamentos.

Havan

O prefeito David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) não perderam a oportunidade de ficar sob os holofotes da mídia durante a inauguração da primeira loja da Havan, na sexta-feira (24). Ele ressaltou a importância do grupo em criar novos empregos, dando ainda mais opções para compra de consumidores. Nos últimos meses, Almeida e Lima têm sido vistos sempre juntos em público, como estratégias para a reeleição. Um cabo eleitoral desse porte tem tudo para culminar em vitória.

Importância

O deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade) também não perdeu a deixa. Virtual candidato nas próximas eleições, direcionou a retórica para mostrar a importância da entrada em operação da Havan no mercado, deixando as vendas mais competitivas. Para o parlamentar, o Amazonas sempre despertou interesses de novos investidores, tanto no comércio como no setor industrial, mesmo a Zona Franca sofrendo constantes ataques. Temos grandes possibilidade de novos negócios. É óbvio.

Contradição

A PF considerou inconsistentes as declarações de Gabriel Pereira Dantes, que confessou ter participado do assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira na região do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte (AM). Seu depoimento foi eivado de contradições. Ele confundiu até os locais por onde teria viajado para chegar a São Paulo, onde foi preso, o que não faz sentido, segundo agentes federais. Provavelmente, o suspeito deve ser um bode expiatório.

Inquérito

A Procuradoria da República no Amazonas instaurou inquérito civil para apurar as causas e responsabilidades da precária estrutura de pessoal relacionada ao funcionamento da operação da Força Nacional no Vale do Javari.  O recurso é do procurador Thiago Pinheiro Corrêa. Ele argumenta que são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, competindo à União proteger todos seus bens e o habitat em que vivem, na Amazônia.  Isso é fato.

Festival

O Estado se prepara para viver uma maratona de música instrumental. O Amazonas Green Jazz Festival acontecerá de 22 a 30 de julho, reunindo grandes celebridades nacionais e internacionais do estilo. São mais de 40 atrações musicais. Dois shows serão realizados por noite no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. As apresentações prometem atrair grandes púbicos, a exemplo do Festival de Ópera. A população aguarda com expectativas o evento. A região vai virar um centro cultural.

Ameaças

A polícia do Amazonas ficou no pé das facções que ameaçaram retaliar outro grupo rival (o CV) pela morte do filho do traficante José Roberto. Até a sexta-feira (24), agentes tentavam encontrar a cabeça da vítima, que foi decapitada. O resto do corpo permanece no IML da cidade. Os criminosos são tão ousados que desafiam até as autoridades constituídas. Dezenas de viaturas permanecem a postos em áreas onde os bandidos agem, prevenindo uma possível guerra entre eles. Até que ponto chegamos.

Transporte

O transporte público ainda vive a polêmica sobre o novo sistema de bilhetagem que apresentou falhas. A Justiça determinou a suspensão do serviço até que sejam corrigidas as distorções. No entanto, os usuários são prejudicados. Enfrentam filas para revalidar a ferramenta que permite o acesso aos ônibus. O setor sempre foi tenso em Manaus. Constantemente, a categoria se envolve em divergências com suas próprias lideranças. É um fato recorrente que se desdobra ao longo dos anos. Fazer o quê?

FRASES

“Manaus vai contar com uma loja de excelência”.

Luciano Hang, dono da Havan, ao inaugurar unidade na capital.

“Ex-ministro estava ciente das buscas”.

Bruno Calandrini, delegado da PF, sobre operação que prendeu Milton Ribeiro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar