Pesquisar
Close this search box.

FALÊNCIAS – Pedidos de empresas crescem 11%

O número de falências cresceu no ano passado como reflexo da desaceleração da atividade econômica do país. Ao todo, 1.929 companhias entraram com pedido de falência, segundo levantamento da Serasa Experian. O número é cerca de 11% superior ao de 2011, quando foram registrados 1.737 requerimentos.
As micro e pequenas empresas foram responsáveis pela maior parte dos pedidos, com pouco mais da metade do total registrado.
“A baixa atividade econômica dificultou as vendas, o ambiente externo não alavancou exportações, mesmo com o real desvalorizado, e a forte inadimplência do consumidor impactou as contas a receber”, afirma a equipe econômica da Serasa, em nota.
A previsão da maioria dos analistas sugere um crescimento inferior a 1% do PIB em 2012.
Como forma de evitar a insolvência, as empresas elevaram também os pedidos de recuperação judicial que no ano passado superaram em 47% os de 2011, passando de 515 para 757, número bem acima do registrado, em 2010 ( 475). O movimento de falência decretadas subiu de 641 para 688, mas ficou abaixo dos registros de 2010 ( 732). Nesse caso, o quadro pode refletir uma situação adversa que surgiu em exercícios anteriores já que,como observa a Serasa, os trâmites do processo costumam ser morosos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar