Pesquisar
Close this search box.

Falcão pede construção ao governo de fábrica de gelo e entreposto de pescado

O deputado Walzenir Falcão (PTB), presidente da Comissão de Desenvolvimento do Interior, Agropecuária, Pesca e Abastecimento da Assembléia Legislativa, asseverou ontem que a importância da atividade pesqueira para a economia do Estado e para a dieta alimentar da população é inquestionável, da mesma forma que a falta de estrutura como fábricas de gelo e um entreposto de pescado resulta em sérios transtornos para a atividade pesqueira e prejuízos.
Ele assinalou que em algumas regiões do Amazonas o preço do gelo, de tão elevado que é, inviabiliza o trabalho dos profissionais da pesca comercial. A alternativa, segundo Walzenir Falcão, utilizada pelos pescadores a fim de aumentar o tempo de vida útil do pescado, ainda é a prática da “salga e seca”, mas isso dificulta a comercialização já que a tradição faz com que a demanda seja pelo consumo do peixe fresco.
Ele antecipou que na tentativa de reverter esse quadro nos municípios do Careiro Castanho e Careiro da Várzea apresentou requerimentos, solicitando que o governo Eduardo Braga (PMDB), através da Seinf (Secretaria de Estado da Infra-estrutura) construa uma fábrica de gelo e um entreposto de pescado.
O gelo, de acordo com Falcão, consiste num insumo vital na cadeia produtiva do pescado e se o seu preço for absurdo, como ocorre no interior amazonense, compromete a produção de pescado e, conseqüentemente, o principal item da nossa dieta alimentar.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar