Pesquisar
Close this search box.

Faea inaugura galeria Raízes da História

Raízes da História é o no­­me da galeria que a Faea (Federação da Agri­cultura e Pecuária do Ama­zonas) irá inaugurar no próximo dia 18 (terça-feira), às 17h, na sua sede, na rua José Paranaguá, 435, Centro. A galeria é composta de um acervo fotográfico com fotos-legendas das décadas de 60 e 70, que retratam a história da construção do Parque Experimental Governador Gilberto Mestrinho –hoje denominado Par­que de Exposição Agropecuária Angelino Beviláqua– e da realização da 1ª Exposição Agropecuária do Amazonas.

Os dois episódios tiveram à frente o presidente da Faea, Eurípedes Ferreira Lins, que, por vários anos, busca desenvolver o segmento agropecuário do Estado, ao mesmo tempo em que defende exaustivamente a floresta amazônica. Esta determinação tem lhe rendido inúmeras homenagens, que incluem o reconhecimento da comunidade japonesa, através do imperador do Japão, Akihito, que o condecorou, no ano passado, com a comenda da ordem do Sol Nascente “Raios Dourados e Pratea­dos”, pelos serviços prestados em favor da colônia japonesa do Amazonas. O fato foi registrado no Palácio Imperial, segundo diploma assinado pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, bem como pelo imperador, no dia 3 de novembro de 2006.

O Exército Brasileiro também homenageou o presidente da Faea, concedendo-lhe uma das mais importantes medalhas de honra ao mérito militar, no grau de Grande Oficial, que foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente da Faea é membro da Alcear (Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas) e autor da coleção “O Amazonas e seus problemas”, hoje em fase de conclusão do 8º volume.

Realização da 1ª Expoagro

O chão era de barro batido que se estendia numa grande área. As imediações eram tomadas por um matagal intenso e um barraco de madeira levantado próximo ao pasto para alimentar o gado. Esse poderia ser o local para a concretização de um sonho, que já perdurava há um longo tempo.

Naquela época, iniciava-se uma nova fase de desenvolvi­mento para o Amazonas. Fa­la-se da década de 70, dois anos após a criação da Zona Franca de Manaus, quando ainda se caminhava em busca de novos horizontes. O setor primário engatinhava.

O local já havia sido definido, no entanto, seria necessário solidificar o propósito: a realização da 1ª Exposição Agropecuária do Amazonas, que poderia ser o estopim do segmento rural, com a inclusão de novas tecnologias, melhoramento genético, comercialização de produtos e maquinários, financiamentos, en­fim, um evento específico do setor primário.

Foi a partir daí que o presidente da Faea, Eurípedes Lins, manteve contato com o proprietário do terreno pertencente ao Frigomasa (Matadouro Frigorífico de Manaus), do empresário Cirilo Neves, que encampou a idéia, cedendo gratuitamente a área para a realização do evento. Também apoiaram a 1ª Expoagro a CNA (Confederação Nacional da Agricultura), o presidente da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo), Fábio de Salles Meirelles, e o diretor-geral da Faea, João José Fares Akel.

A 1ª Expoagro teve repercussão nacional e contou com a participação do vice-presidente da República, general Adalberto Pereira dos Santos, na época presidente da Câmara dos Deputados Federais; do governador do Estado, Henock da Silva Reis; do prefeito da cidade de Manaus, coronel Jorge Teixeira; do presidente da CNA, Flávio Brito; do superintendente da Suframa, Aluísio Campelo; do deputado José Dutra; do secretário de Produção Rural, Pedro Estevão Colnago; entre outras autoridades.

A 1ª Expoagro, embora sendo a pioneira em Manaus, recebeu os moldes das que foram realizadas em outras regiões. “Meu propósito era promover uma verdadeira exposição semelhante as que eu já havia visitado em outros Estados e então promover o desenvolvimento do setor, através das ações implementadas durante o evento”, afirmou Eurípedes Lins.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar