Pesquisar
Close this search box.

Facebook lança Live Audio Rooms

Nesta segunda-feira (21), o Facebook entrou oficialmente na moda de salas de áudio com suas próprias Live Audio Rooms (“Salas de áudio ao vivo”, em tradução livre). O formato chega ao app da rede social para iOS e, por enquanto, somente figuras públicas verificadas pela companhia e grupos selecionados poderão abrir sessões e convidar participantes para o bate-papo —inicialmente, o recurso funciona apenas nos Estados Unidos.

A estreia das salas de áudio do Facebook já era esperada há alguns meses e soma os esforços da companhia no suporte ao formato de conteúdo em áudio. Essa semana, a plataforma começará a receber podcasts e não deve demorar muito para que usuários tenham acesso aos primeiros Soundbites, publicações compostas por pequenos áudios para consumo rápido.

As Live Audio Rooms do Facebook não são muito diferentes das demais alternativas desse segmento. Há o anfitrião (host) que inicia a sala e tem controle total sobre ela; os locutores, que participam livremente no evento e são destacados no topo da página; e os ouvintes, categoria em que são colocadas todas as pessoas que entram na sala para acompanhar o papo e que podem “levantar a mão” para pedir um momento de fala.

Diferente das outras salas de áudio, a solução do Facebook permite que anfitriões enviem convites para locutores antes de começar a sessão —quase como marcando o evento e garantindo a cadeira para o convidado. Além disso, ouvintes também podem ser colocados como locutores durante a conversa.

Apoio financeiro através de estrelas

Segundo o Facebook, cada papo pode abrigar 50 locutores —o que é bem mais que o Twitter Spaces, que permite somente 10 convidados. Não há limite para a quantidade de ouvintes. Usuários podem interagir com a chamada com curtidas ou enviar estrelas para apoiar os criadores, bem como acontece durante as tradicionais lives em vídeo na plataforma.

Anfitriões também podem apoiar campanhas de financiamento coletivo direto das salas de áudio. Se uma causa for selecionada, ouvintes e locutores podem doar diretamente pela tela do evento e haverá um contador que exibirá exatamente quanto foi arrecadado e quanto falta até alcançar a meta.

As salas de áudio que estiverem rolando serão exibidas no Feed de Notícias do Facebook. Anfitriões poderão agendar os eventos previamente e, neste caso, ouvintes interessados poderão ativar uma notificação para acompanharem o papo assim que ele começar.

Quem terá as salas de áudio do Facebook primeiro?

As primeiras figuras a receber as Live Audio Rooms do Facebook incluem o músico TOKiMONSTA, o atleta de futebol americano Russel Wilson e a estrela de podcasts Joe Budden. No caso dos grupos, administradores poderão escolher quem poderá criar as salas (qualquer integrante ou exclusivamente moderadores) e apenas membros poderão participar de reuniões de grupos fechados.

Por enquanto, a novidade será exclusiva para usuários dos EUA e não há previsão de lançamento em outras regiões. A data para a estreia do recurso na versão do Facebook para Android e navegador também não foi mencionada.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar