Pesquisar
Close this search box.

Extorsão a turistas em pauta no Congresso

As Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional ouvem hoje um representante do Ministério das Relações Exteriores sobre as providências que estão sendo tomadas a respeito das denúncias de assaltos e extorsões praticadas por membros da Guarda Nacional e do Exército da Venezuela contra turistas brasileiros nas estradas venezuelanas. O deputado federal Francisco Praciano (PT), autor da proposta, e os estaduais Chico Guerra (PSDB), presidente da Assembleia de Roraima, e Abdala Fraxe (PTN), da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia amazonense, estarão presentes. Os casos começaram a chamar atenção em 2009 e normalente obedecem ao mesmo ritual: o pedido de documentação relativa ao veículo, às pessoas e à viagem e, estando tudo normal a “invenção” de motivos para a aplicação de multas de até R$ 2 mil, sem qualquer comprovante.

Assassinato

A gravidade da situação culminou com o assassinato do empresário Ernandes da Silva Gomes, em 16 de fevereiro de 2013, quando este retornava de viagem da Venezuela, em direção a Boa Vista. O problema é que o governo brasileiro adota uma posição de muita passividade em relação aos problemas do vizinho e até agora não respondeu às demandas feitas por órgãos amazonenses e roraimenses. Daí a audiência.

Irregularidades

Trinta e três irregularidades foram detectadas nos 26 municípios amazonenses visitados pelas equipes de fiscalização na primeira etapa de inspeção deste ano do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, concluída no início deste mês. As impropriedades encontradas fazem parte de um levantamento preliminar feito pela Secretaria Geral de Controle Externo. Desde o dia 20 de maio, as equipes de fiscalização do tribunal estão realizando a segunda rodada nos 35 municípios restantes do cronograma pré-estabelecido.

Detalhes

Entre as irregularidades encontradas estão o desrespeito ao piso salarial nacional para os professores, conforme prevê a lei federal nº 11.738/08; grande quantidade de contratações de servidores temporários em relação aos efetivos; falta de sistema de controle de patrimônio; ausência de setor de almoxarifado; ausência de Portal de Transparência; descumprimento da lei de acesso; desrespeito à lei de licitações; gastos com pessoal que ultrapassam o limite máximo permitido de 54% e ausência de comprovantes do recolhimento da contribuição previdenciária dos servidores, entre outras.

Câncer

“Um importante passo para o diagnóstico e o tratamento de câncer”. Assim a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) considera a lei 12.732/2012, que garante a pacientes com a doença o direito ao início do tratamento, pelo Sistema Único de Saúde, até 60 dias a partir do diagnóstico. O dispositivo acaba de ser implementado. Não sem razão. Só em 2013, o país deve registrar cerca de 520 mil novos casos da doença.

Guerra

Uma intensa disputa iniciada no final da semana passada, entre grupos políticos rivais do município de Nova Olinda do Norte, obrigou o governador Omar Aziz a abreviar sua viagem à calha do rio Madeira. Ele deveria encerrar o giro justamente nesta cidade. Informado de que a situação era muito tensa e sua chegada poderia desencadear novos conflitos, ordenou ainda em Borba uma mudança de planos e veio direto a Manaus.

O maior

Nos cinco municípios pelos quais passou – Apuí, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e Borba –, Omar adotou um discurso incisivo, em que procurou se colocar com o governador que mais anunciou investimentos, fazendo em vários momentos comparações com o antecessor Eduardo Braga. A seu lado estava o vice-governador José Melo, que quer disputar a sucessão, e a primeira dama Nejmi Aziz, uma das principais incentivadoras do projeto de criação de um novo grupo político no Estado.

Pressão

A Rede Calderaro, via TV A Crítica, anunciou no final de semana um acordo com a Record News, para transmissão em nível nacional das apresentações do Garantido no Festival Folclórico de Parintins. Com isso, colocou pressão sobre os bumbás para uma definição em torno do assunto, já que a Rede Amazônica, via Amazon Sat, já deixou claro que não vai compartilhar a transmissão. Faltando exatamente um mês para o evento, é crucial resolver agora o problema.

Curiosidade

O curioso é que a retransmissão da Record News em Manaus está a cargo da TV Diário, de um grupo concorrente da Rede Calderaro. Ontem o portal d24h anunciou também a transmissão em nível local, o que foge a qualquer perspectiva anterior, já que o grupo Diário jamais cogitou concorrer pelos direitos de arena dos bumbás e acaba ganhando de graça o direito de transmitir pelo menos o Garantido.

Vale tudo

Portais locais na internet estão ressuscitando um jornalismo que se considerava superado em Manaus – o sensacionalista. Ontem, por exemplo, divulgaram fotos de corpos decapitados de traficantes encontrados dentro de uma mala no rio Negro. Com direito a chamadas enormes, para atiçar a curiosidade do leitor. É o vale tudo da rede, ainda não controlado devidamente pela legislação.

Sinal dos tempos

As eleições municipais dos Estados Unidos apontam novas tendências que pode se propagar mundo a fora. Em algumas das principais cidades, como Huston, capital do Texas, e Los Angeles, na Califórnia, foram eleitos prefeitos homossexuais assumidos e na principal delas, Nova Iorque, uma vereadora lésbica, que já preside a Câmara Municipal local, lidera as pesquisas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar