Pesquisar
Close this search box.

Exposição de orquídeas destaca beleza das plantas do Estado do Espírito Santo

Em meio à estação das flores, está em exposição no Parque Pedra da Cebola em Vitória (ES), o encanto e a beleza das orquídeas.Desde essa quinta-feira até domingo (28), a SEO (Sociedade Espírito-Santense de Orquidofilia) irá expor cerca de mil tipos de orquídeas do Brasil e do mundo, com destaque para as flores capixabas.

A 14ª Exposição de Orquídeas tem o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Espírito Santo, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Secretaria de Agricultura. O Sebrae promove no evento palestras gratuitas sobre cultivo, exploração e mercado de orquídeas.

A exposição tem seis estandes disponibilizados para os 800 sócios da SEO, que tem dez núcleos distribuídos pelo Estado, e para expositores de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Haverá um estande destinado a dez produtores que fazem parte do Projeto Flores do Sebrae/ES e outro à Prefeitura de Vitória. Fernando Feiz Ferreira, presidente da SEO, informou que o “objetivo do evento é especialmente cultural, pois visa incentivar a criação de novos orquidófilos, colecionadores e admiradores das orquídeas”.

Importância da preservação

Na programação do evento, palestras que abordarão temas como a preocupação e os cuidados com a extração das plantas e o aumento da produção. No domingo (28), pela manhã, os expositores farão a implantação de orquídeas no parque Pedra da Cebola, dando uma atenção especial à importância da preservação da natureza.

A gestora do Projeto Flores do Sebrae/ES, Letícia Toniato Simões avaliou as vantagens e importância do evento para o Estado. “Além de divulgar as belezas do Espírito Santo, a exposição irá mostrar o potencial de mercado das nossas orquídeas, que são uma opção de negócio bem interessante”, complementou a gestora.

O Projeto Flores foi criado para promover a capacitação e a orientação de produtores de diversos tipos de flores e plantas ornamentais. Além de preparar o produtor, ele também facilita a comercialização das flores e o acesso a novos mercados, por meio de feiras e exposições. O projeto existe há três anos no Estado e participam dele 200 produtores.

De acordo com o presidente da SEO, o Espírito Santo é referência mundial em variedade e quantidade de espécies de orquídeas. O Estado também começa a apontar para o mercado externo. “O orquidário AWZ de Vitória já está na sua terceira remessa de vendas para o exterior, com mercado nos Estados Unidos e na Itália. É um excelente negócio e há muito espaço para os orquidófilos capixabas”, contou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar