Exposição 80 apresenta novos artistas

Uma boa oportunidade para conhecer os novos artistas plásticos amazonenses que estão surgindo é fazer uma visita à exposição “80 – Museu de Grandes Novidades”, que está acontecendo na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.
“De imediato 38 artistas se prontificaram a participar da exposição com seus trabalhos, mas outros foram surgindo e inauguramos com mais de 40”, falou o chargista e roteirista da Maurício de Souza Produções, Romahs Mascarenhas, um dos organizadores do evento.
“Diria que essa exposição está sendo o debut de Larissa Ovidio. Ela está apresentando trabalhos inovadores feitos com jornais antigos e aquarela por cima. Uma coisa diferente”, exultou. “Também destacaria os trabalhos da Priscila Alves Braga. Na exposição ela apresenta esculturas emborrachadas da turma do Chaves. Parece artesanato, mas é arte”, explicou.
Dando força aos mais jovens, alguns expondo pela primeira vez, outros já com trabalhos realizados, mas ainda buscando um lugar à sombra, nomes de peso como o experiente Marius Bell, que durante anos desenhou os grandes cartazes para serem colocados na frente dos cinemas de Joaquim Marinho. Ficou patente a criatividade de Marius quando ele fez a escultura de um tubarão (na estreia do filme Tubarão, em Manaus), saindo da parede do cine Chaplin. Na “80 – Museu de Grandes Novidades”, o artista apresenta logo na entrada a figura de Conan, o bárbaro.
“Outros que eu destacaria seriam Israel Gusmão e Eunuquis, artistas com know how no meio e com exposições individuais no currículo; Turenko Beça, que nem precisa de apresentações, nome respeitado na cultura pop local, inclusive já tendo participado de exposições fora de Manaus; e Euros Barbosa. Euros é um divisor de águas. É ele quem acaba com o preconceito existente entre o artista plástico e o artista gráfico. Seus trabalhos com colagem, caricatura e arte digital são excepcionais. Ele é um ícone da pop arte”, completou.

Fan art
A exposição deve ficar aberta à visitação pública gratuita até janeiro. “Iríamos encerrar agora, antes do Natal, mas a ManausCult, que nos está cedendo o excelente espaço da Biblioteca Municipal, nos pediu que prorrogássemos até o próximo ano, então decidimos que vamos continuar e, nesse tempo, pretendemos fazer duas substituições dos trabalhos que estão expostos, para que o público possa conhecer mais outros trabalhos dos artistas”, acrescentou.
Entre os novos, Gabriel Soares, Manuel do Carmo, Samantha Kárlia, Nádia Cristina, que na década de 1980 nem eram nascidos, mas que aprenderam a gostar do que se produziu em termos de HQ, naquele período. “Foi uma época profícuo, tanto que não houve nenhuma repetição de personagens na exposição”, completou Romahs.
“Esse trabalho de desenhar personagens de HQ já existe há décadas, com as pessoas, e os artistas, desenhando seus personagens preferidos, em cadernos e papeis avulsos. Com a internet, surgiu a fan art, que é você dar a sua versão para os personagens que já existem e divulgar para os outros fãs. É isso que está sendo apresentado aqui, na exposição”, disse.
E para quem achar que seu personagem preferido, foi injustiçado e não foi lembrado na “80 – Museu de Grandes Novidades”, os artistas resolveram dar uma ajudinha. Os seis personagens mais solicitados pelo público, serão desenhados em pleno largo de São Sebastião, no sábado, 20, ás 16 horas. Na quarta-feira, 17, os artistas estarão vendendo cards e posters e a artista Caroene Neves produzirá camisas e estêncil, também para vender.

Serviço
O quê? Exposição “80 – Museu de Grandes Novidades”
Onde? Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista
Rua Costa Azevedo, 216, Largo de São Sebastião – Centro
Quando? Diariamente, das 10 às 19h, até janeiro
Ingresso: Gratuito
Informações: (92) 9 9148-7609 (Romahs)

Evaldo Ferreira

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email