Pesquisar
Close this search box.

Exposição 80 apresenta novos artistas

https://www.jcam.com.br/PGC1_1612_017.jpg

Evaldo Ferreira
[email protected]

Uma boa oportunidade para conhecer os novos artistas plásticos amazonenses que estão surgindo é fazer uma visita à exposição “80 – Museu de Grandes Novidades”, que está acontecendo na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista. “De imediato 38 artistas se prontificaram a participar da exposição com seus trabalhos, mas outros foram surgindo e inauguramos com mais de 40”, falou o chargista e roteirista da Maurício de Souza Produções, Romahs Mascarenhas, um dos organizadores do evento.

“Diria que essa exposição está sendo o debut de Larissa Ovidio. Ela está apresentando trabalhos inovadores feitos com jornais antigos e aquarela por cima. Uma coisa diferente”, exultou. “Também destacaria os trabalhos da Priscila Alves Braga. Na exposição ela apresenta esculturas emborrachadas da turma do Chaves. Parece artesanato, mas é arte”, explicou. Dando força aos mais jovens, alguns expondo pela primeira vez, outros já com trabalhos realizados, mas ainda buscando um lugar à sombra, nomes de peso como o experiente Marius Bell, que durante anos desenhou os grandes cartazes para serem colocados na frente dos cinemas de Joaquim Marinho. Ficou patente a criatividade de Marius quando ele fez a escultura de um tubarão (na estreia do filme Tubarão, em Manaus), saindo da parede do cine Chaplin. Na “80 – Museu de Grandes Novidades”, o artista apresenta logo na entrada a figura de Conan, o Bárbaro.

“Outros que eu destacaria seriam Israel Gusmão e Eunuquis, artistas com know how no meio e com exposições individuais no currículo; Turenko Beça, que nem precisa de apresentações, nome respeitado na cultura pop local, inclusive já tendo participado de exposições fora de Manaus; e Euros Barbosa. Euros é um divisor de águas. É ele quem acaba com o preconceito existente entre o artista plástico e o artista gráfico. Seus trabalhos com colagem, caricatura e arte digital são excepcionais. Ele é um ícone da pop arte”, completou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar