14 de setembro de 2024

ExpoAmazônia Bio&TIC começa no final do mês trazendo produtos e serviços de startups

De terça-feira (28) a quinta-feira (30), acontece a segunda edição da ExpoAmazônia Bio&TIC, a maior feira de tecnologia e negócios da Região Norte, realizada pela APDM (Associação do Polo Digital de Manaus), Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), CBA (Centro de Bionegócios da Amazônia), Governo do Amazonas, através da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Prefeitura de Manaus, através da Semtepi (Secretaria Municipal do Trabalho, empreendedorismo e Inovação). O evento será realizado no Studio 5 Centro de Convenções e contará com a presença de várias startups. 

De acordo com os solos         

A BioAmazon foi fundada em 2021 por Augusto Bücker e Ingrid Reis. A empresa está focada no setor agrícola, tendo como objetivo principal aumentar sua produtividade e promover a sustentabilidade por meio do uso de bioinsumos e biofertilizantes baseados na microbiota única dos solos amazônicos.

“A escolha pela biotecnologia e microbiologia foi fundamentada em uma profunda pesquisa durante a fase de pré-aceleração da BioAmazon. Identificamos que os problemas intrínsecos ao mercado de bioinsumos e biofertilizantes exigiam abordagens inovadoras, e a biotecnologia oferecia um potencial significativo para criar soluções eficazes e sustentáveis”, explicou Augusto.

O público consumidor da BioAmazon são produtores rurais e agricultores para os quais a empresa oferece produtos adaptados ao bioma amazônico e a culturas nativas da região, como dendê, guaraná e café. Atualmente comercializa bioinsumos e biofertilizantes desenvolvidos a partir da microbiota dos solos amazônicos.

“A expertise técnica e o conhecimento adquirido ao longo de nossas trajetórias profissionais nas áreas da biotecnologia, bioquímica e microbiologia nos possibilitaram uma compreensão aprofundada das complexidades do solo amazônico e das demandas
específicas do setor agrícola na região”, afirmou.

“A BioAmazon tem planos ambiciosos para o futuro, alinhados com sua missão de abordar desafios cruciais no setor agrícola, promovendo a sustentabilidade e aumentando a produtividade”, finalizou.

Águas mais limpas

A Aqua Viridi Microalgas e Serviços Ambientais foi constituída em 2020 e tem quatro sócios: Fabiane Almeida, doutora em biologia de água doce; Raize Mendes e Renan Gomes, mestres em biologia de água doce; e Daniel Duarte, no marketing digital.

“Nosso segmento é o de cultivo de microalgas e prestação de serviços ambientais especializados em ambientes aquáticos amazônicos”, falou Fabiane.

“O modelo de negócio se baseia principalmente na venda do blend de microalgas em pó, líquido e pasta como aditivo para ração animal ou para alimentação de larvas de peixe para empresas produtoras de ração e de larvas de peixes”, disse.

“Com relação aos serviços, prestamos serviços ambientais especializados de alta qualidade com consultoria ambiental em análises de água e comunidades hidrobiológicas, atendendo empresas de diversas regiões do Brasil. Nesse segmento, atuamos na análise dos parâmetros físicos e químicos da água e de todas as comunidades hidrobiológicas (fitoplâncton, zooplâncton, zoobentos, perifiton, macrófitas aquáticas)”, detalhou.

“Idealizamos a Aqua Viridi porque detectamos uma necessidade de insumos de qualidade na aquicultura local, quanto aos serviços, comprovamos que nenhuma outra empresa trabalha com consultoria ambiental em análises de água e comunidades hidrobiológicas na Região Norte, então, investimos nesse segmento”, concluiu.

Remédios 100% eficazes

A Pharmalog foi fundada em 2020 pelo economista e advogado Luiz Renato Hauly e pelo engenheiro mecânico Rafael Martinelli de Oliveira com foco na inteligência de dados climáticos para a cadeia de medicamentos.

“Nossas soluções visam o monitoramento da temperatura de medicamentos, principalmente os termolábeis, sensíveis às variações de temperatura. Atendemos desde a indústria farmacêutica, que produz os medicamentos, até o transportador, centros de distribuição, farmácias e demais players, ou seja, toda a cadeia do segmento, com tecnologia de ponta, inteligência de dados e expertise. Nosso objetivo é fazer com que os medicamentos tenham a eficácia necessária quando chegarem à população”, informou Luiz Renato.

A Pharmalog atende pequenos e grandes players do mercado, independente do tamanho ou abrangência do cliente. Suas diferentes soluções e dispositivos se adequam a cada realidade.

“Hoje contamos com dispositivos que são os mesmos utilizados pela AstraZeneca (tecnologia de ponta) e também temos dispositivos de excelente performance, porém mais simplificados, atendendo também empresas menores, garantindo a eficácia em todas as vertentes”, garantiu.

“Os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) com relação a eficácia dos medicamentos e desperdício de vacinas é assustador, mas existe solução. Queremos mostrar para o público como o cenário pode e deve melhorar, através das soluções tecnológicas de ponta apresentadas pela Pharmalog”, resumiu.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar