Pesquisar
Close this search box.

Expectativa da Seplan é que volume de aportes aumente 10% em 2010

A expectativa da Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento do Amazonas) é que em 2010 os investimentos externos para instalação de novas empresas ultrapassem 10% os números do ano passado que somaram R$ 940 milhões.
De acordo com a secretaria, os polos de duas rodas e eletroeletrônicos são os que mais motivam a vinda e a instalação de novas empresas no PIM.
O único empecilho para o crescimento de entrada de capital estrangeiro no PIM, segundo Marcelo Lima Filho, seria o fim dos incentivos fiscais de IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) concedidos pela Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).
“Após as eleições, o governo do Estado pretende mobilizar a bancada federal para prolongar os incentivos da Sudam e perenizar o modelo ZFM [Zona Franca de Manaus]”, asseverou o titular da Seplan.
Com opinião contrária, o presidente da Aficam (Associação das Indústrias e Empresas de Serviços do Pólo Industrial do Amazonas), Cristóvão Marques Pinto, afirma que os projetos novos de grandes indústrias estrangeiras diminuíram consideravelmente. Para ele, a burocracia, os impostos e os entraves na logística local são os motivos para que novas indústrias estrangeiras não queiram mais se instalar no pólo de Manaus.
“Os incentivos sobre importações e produtos não são o bastante para que uma empresa busque o polo, pois, ao saber que uma mercadoria demora cinco dias para chegar aqui de avião, os empresários das multinacionais ficam desanimados. Afinal, os empresários têm pressa. Se não tivessem, mandavam de barco”, finalizou Cristovão Marques Pinto.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar