Pesquisar
Close this search box.

 Expectativa alta para shoppings

 Shoppings serão os favoritos na hora da compra

Os shopping centers são a  principal sugestão do consumidor na busca por presentes para o Dia das Mães este ano. A menos de uma semana para a data, é impossível não almejar índices positivos de vendas ainda mais num ano em que a pandemia registrou queda no número de casos. Pesquisa de intenção de compra realizada pelo Ifpeam (Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas) aponta que os centros de compras devem receber a maior fatia de clientes com a data sazonal (32%). 

Influência sobre a compra não vai faltar. Isso porque as tradicionais promoções envolvendo a data devem trazer incremento aos patamares de 2019, ano pré-pandemia. “Ano passado ainda estávamos num cenário de insegurança, restritos a aglomeração, ação promocional, e ainda assustados com a alta da Covid no Estado.  A flexibilização total das atividades e de algumas situações este ano com certeza serão um pontapé para uma retomada com mais força e assertivo em faturamento”, disse a gerente responsável por uma loja num shopping da capital. 

Embora o poder de compra de grande  parte da população seja menor, a data não deve passar em branco e ao menos uma lembrancinha deve fazer a diferença na hora de ir às compras. O consultor de vendas de uma loja de eletrônicos, João Victor, está animado.  “O brasileiro não perde a confiança apesar de um período complicado que o país vem enfrentando, mas mãe é mãe. Eu acredito que investir num mimo, um agrado, fará toda a diferença no volume de vendas este ano. Existem um rol de opções. Nessa intenção eu confio num crescimento acima de 20% em relação ao ano passado”. 

Para a entidade que representa os lojistas do setor, apesar da expectativa favorável do varejo nos últimos meses, é prudente considerar a atual crise econômica mesmo que a data  represente alta lucratividade para o comércio. “O consumidor vai celebrar, mas provavelmente o ticket médio será mais baixo ou muito parecido com o do ano passado”, diz, Nabil Sahyoun, presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

Um outro levantamento feito em todas as capitais pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período —o dado fica bastante próximo dos 77% observados em 2021.Cerca de 75% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes fisicamente, sobretudo nos shopping centers.

Opções não faltam 

Ganhando destaque entre as preferências para as compras, se depender das iniciativas dos shoppings  em Manaus o fluxo dos visitantes e o consumo devem ser positivos.

Neste ano, os clientes do Amazonas Shopping  ganham brindes do Boticário e podem concorrer ao sorteio de oito vales-compras de R$ 10 mil. A promoção segue até o Dia das Mães (8 de maio). Assim como em outras ações, o Amazonas Shopping também está arrecadando alimentos para serem doados a instituições que apoiam famílias em situação de vulnerabilidade social.

O superintendente do Amazonas Shopping, Rafael Saldanha, ressalta que o Dia das Mães é uma data muito simbólica e importante para o varejo. “Nesse momento de retorno completo das atividades, depois do longo período de dias duros de pandemia, é essencial buscar alternativas para chamar atenção e atrair o público. Nossos lojistas estão com o estoque preparado para surpreender os clientes que forem em busca do presente ideal para a data”, disse.

Para concorrer aos vales-compras de R$ 10 mil é simples. A cada R$ 350 em compras, os clientes têm direito a um cupom para participar do sorteio. Se doarem dois quilos de alimentos, terão suas chances triplicadas, porque receberão, no balcão de troca das notas fiscais, três cupons para concorrer ao prêmio. As trocas podem ser feitas até o dia 8 de maio. As trocas das notas fiscais por cupons devem ser feitas no balcão localizado na Praça de Eventos da Expansão. O sorteio acontece na segunda-feira (9).

O Shopping Ponta Negra iniciou na quinta-feira (28) a campanha de Dia das Mães, que este ano vai sortear 20 vales-compras de R$ 2 mil em serviços de beleza e estética, além de presentear os clientes com uma ecobag exclusiva. Com o slogan “Um dia inesquecível para quem tanto merece”, a ação quer proporcionar momentos de autocuidado e relaxamento para as mães.

A gerente de Marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado, ressalta que a rotina agitada nem sempre permite que as mães tenham um momento para cuidar de si. “Conciliar trabalho e os cuidados com a casa e os filhos não é uma tarefa fácil. Muitas mães abrem mão do tempo para si. Por isso, nosso intuito nessa campanha é lembrá-las da importância de separar algumas horas para cuidar do corpo e da mente”, destacou.

Para participar da promoção, a cada R$ 250 em compras, o cliente pode trocar as notas fiscais por uma ecobag exclusiva. Além disso, recebe um cupom para concorrer a um dos 20 vale-compras de R$ 2 mil. A campanha inicia nesta quarta-feira (27) e segue até 15 de maio. O ponto de trocas vai ficar localizado no piso L2. O sorteio dos vale-compras acontece dia 16 de maio, às 15h.

O Manauara Shopping lançou a campanha promocional ‘Mês das Mães Manauaras – O Amor em Primeiro Lugar’. Na ação os clientes podem ganhar um kit de cuidados pessoais para complementar a felicidade das mamães. O centro de compras também conta com ofertas exclusivas para este Dia das Mães.

Para participar, os clientes que acumularem o valor de R$ 300 em compras no shopping, poderão trocar suas notas por kits de cuidados da marca L´Occitane Au Brésil. Serão disponibilizados três kits diferentes.

“Preparamos essa ação baseada no carinho e amor que os filhos têm com suas mamães, os kits foram pensados como uma forma de lembrá-las que elas merecem ser cuidadas tanto quanto cuidam”, diz Isa Lucena, gerente de marketing do Manauara Shopping.

Os clientes que visitarem o Millennium Shopping têm a chance de participar da ação promocional em comemoração ao Dia das Mães. Até o dia 8 de maio, ou enquanto durar o estoque, quem fizer compras no valor de R$ 400 ou mais, em qualquer uma das lojas e quiosques, ganhará um kit de beleza, que inclui um creme corporal, um sabonete em barra e uma mini bolsa.

“É uma oportunidade única para presentear as mamães da família e tornar a data ainda mais especial”, destaca a coordenadora de marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier. O brinde pode ser retirado no balcão de trocas localizado em frente à praça de alimentação, durante o horário de funcionamento do mall. 

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar