Pesquisar
Close this search box.

Exército apresenta detalhes da Operação Verde Brasil 2

O Comando Conjunto Amazônia apresentou, no dia 18 de junho, detalhes da Operação Verde Brasil 2 criada pelo Ministério da Defesa para combater crimes ambientais na Amazônia Legal. As ações da Verde Brasil ocorrem em faixas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas federais da Amazônia Legal.

O Comandante do Comando Conjunto Amazônia, General de Exército Theophilo Gaspar, reuniu-se de forma presencial e por videoconferência, com os comandantes das Forças-Tarefas Conjuntas Integradas (FTCI) e representantes de órgãos e agências dos estados do Amazonas, do Acre, de Rondônia e de Roraima.

O General Theophilo apresentou a concepção geral da Operação Verde Brasil 2, no âmbito do Comando Conjunto Amazônia, e a distribuição das áreas de responsabilidade de cada FTCI. Destacou, ainda, a missão recebida do Ministério da Defesa, ressaltando a importância das ações de interoperabilidade, nas quais a coordenação entre todos os órgãos e agências é fundamental para o êxito das operações.

Na sequência, seguiram as apresentações da FTCI Lobo D´Almada, sob a coordenação da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, com base em Boa Vista (RR); da FTCI Negro, sob a coordenação da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, localizada em São Gabriel da Cachoeira (AM); da FTCI Solimões, sob a coordenação da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, localizada em Tefé (AM); da FTCI Rodrigo Octávio, sob a coordenação do 2º Grupamento de Engenharia, com base na capital do Amazonas; e da FTCI Príncipe da Beira, sob a coordenação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Porto Velho (RO), esta última dando continuidade às ações do Comando Conjunto Príncipe da Beira. Na oportunidade, os comandantes das FTCI apresentaram as características de suas áreas de responsabilidade, suas possibilidades e capacidades.

Participaram da reunião representantes das seguintes instituições: Procuradoria da República/Ministério Público Federal, Procuradoria da Justiça Militar no Amazonas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Secretaria da Fazenda, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Receita Federal, Instituto de Proteção Ambiental, Sistema de Proteção da Amazônia e Sistema de Vigilância da Amazônia.

Durante a reunião, também fizeram uso da palavra o Secretário Estadual do Meio Ambiente do Amazonas, o Diretor Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas e o Superintendente da Polícia Federal do Estado do Amazonas.

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão começou em 11 de maio com foco em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.

Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar