O diretor de novos negócios da WebTraffic, Mirko Mayeroff, dá dicas para vender mais na internet. O executivo destaca que o período natalino tende a gerar um retorno sobre o investimento superior à média dos demais meses do ano. Para ajudar os empresários da rede mundial a garantirem esse retorno, Mayeroff -que é especialista em negócios digitais integrados e já passou por empresas como BOL, UOL e Yahoo- lista algumas ações essenciais.
a Adquirir publicidade na internet antecipadamente: definir em setembro a veiculação para campanhas no Natal gera negociação com maior desconto;
* Campanhas para o Natal iniciadas em setembro permitem que sejam realizados testes em diversos portais e, consequentemente, se avalie os resultados para a escolha das peças com melhor retorno e aceitação. A veiculação tende, dessa forma, a alavancar melhores resultados;
* Teste e ajuste de campanhas de links patrocinados. Iniciar agora uma campanha, para quem ainda não trabalha com este segmento, permite fazer ajustes e entender melhor as oportunidades existentes nesse mercado de busca. A intenção é afinar a campanha, refinar a escolha de palavras e otimizar resultados na época do Natal;
* Prepare seu site para os mecanismos de busca, fazendo o SEO (otimização), ou seja, posicionando melhor o site em resultados naturais de busca. Estudos comprovam que o período de maturação de um trabalho de otimização de sites para buscadores é de três a quatro meses. Mais visibilidade, maior visitação e melhor resultado em vendas;
* Aproveite o período que antecede o Natal para construir uma sólida base de cadastros para envio de e-mail marketing. O aumento dessa base focada gera excelente retorno no contato para informar as oportunidades de compra na época natalina;
* Monte um hotsite promocional, é uma grande chance de trabalhar produtos e oportunidades que chamem a atenção do internauta. Três meses é o período adequado para mantê-lo no ar, fazer os ajustes e colher os resultados;
* Inicie agora a escolha de parcerias estratégicas na internet. Caso você trabalhe com bebidas, escolha parceiros que criem oportunidade de aumentar sua receita. Entre os exemplos de produtos que podem ser criados e vendidos em parcerias estão flores e champanha, bonecos de pelúcia e bombons, câmeras digitais e revelação, aparelhos de musculação e suplementos, e outros ;
* Este é um ótimo momento para entender a demanda, projetar vendas e ajustar o estoque para o Natal;
* O processo mencionado acima é vital para compreender e ajustar a logística de entrega dos produtos. Presente não entregue na data é garantia de cliente insatisfeito. Programação evita problemas;
* Quem está começando a utilizar o marketing digital deve adequar a infra-estrutura do site de forma a suportar o aumento na demanda de clientes para o final do ano. Três meses é um período suficiente.