Pesquisar
Close this search box.

Excelência na gestão ambiental

Há 37 anos no Polo Industrial de Manaus (PIM) a Springer Plásticos da Amazônia tem o que comemorar neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, por conta de uma longa caminhada e boas práticas ao meio ambiente. A empresa tem procurando arraigar na cultura dos 350 colaboradores o uso adequado dos recursos naturais e a minimização dos impactos ao meio ambiente.
Dentre as várias ações trabalhadas, o diretor-superintendente, Orlem Pinheiro, destaca o trabalho de conscientização por meio de palestras e cursos sobre a importância de preservar o meio ambiente e utilização adequada dos recursos, bem como a implantação das normas ambientais internamente estendendo esta visão às residências dos colaboradores e a comunidade em que atua.
A Springer está certificada desde 2008. Porém, de acordo com o dirigente, mesmo antes da certificação da ISO 14001:2004 Sistema de Gestão Ambiental, a empresa já promovia a Sipatma (Semana Interna de Prevenções Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente), com palestras motivacionais e ambientais por mestres dessas áreas.
“Promovemos um programa interno chamado “DIA D” dia do descarte e limpeza, com a idéia de fazermos não por obrigação, mas implementar uma cultura ecologicamente correta”, informou. Esse trabalho precisa ser desenvolvido e praticado por todos, incluindo os órgãos governamentais, nas três esferas de poder, apoiado na orientação e conscientização.
Quanto às indústrias do PIM, Orlem Pinheiro acredita que devem buscar as melhores práticas existentes e disponíveis, sejam de recursos renováveis, por meio de produção mais limpa. Daí o fato do Amazonas, segundo informações divulgadas por meio de órgãos oficiais, continuar com aproximadamente 98% da floresta preservada, demonstrando com isso a importância e consciência das pessoas que no Estado vivem.
“A Springer está dando sua contribuição, continuará apostando neste caminho e não poupará investimentos nesta direção”, assinalou o dirigente da fabricante de peças plásticas para várias empresas do PIM.

Menor impacto

Orlem Pinheiro atesta que a Springer não só cumpre a legislação vigente, mas vai além, desenvolvendo continuamente uma consciência que possibilite conviver, trabalhar e agir num ambiente ecologicamente correto, mantendo o padrão de qualidade e minimizando o impacto na empresa e na região. A empresa aplica em seu processo produtivo uma ferramenta conhecida como 3R (Reduzir, Reciclar e Reutilizar). “Por meio desta metodologia buscamos causar o mínimo possível de impactos ambientais, reutilizando alguns itens em nosso processo como as embalagens plásticas e de papelão, as que estão sem condições de uso sendo encaminhadas para reciclagem, reduzindo assim a retirada de recursos naturais do meio ambiente, seguindo o padrão mundial de coleta seletiva, onde a cor da lixeira indica o tipo de resíduo a ser descartado na mesma”, explicou.
Além de treinar seus colaboradores para o cumprimento e importância da coleta seletiva – evidenciando que o pouco que cada um possa fazer no final haverá um grande resultado, os resíduos gerados na Springer são armazenados em uma central onde aguarda a coleta da empresa responsável pela reciclagem. A empresa possui uma estação de tratamento de água que devolve para o meio ambiente água limpa. “Nossa legislação ambiental é controlada através do sistema Legnet, onde informamos como cumprimos as legislações e se não for aplicada ao nosso processo, esclarecemos o porquê de não ser aplicada”, informou Orlem Pinheiro.
Por meio dos treinamentos e conscientização de seus colaboradores e dos vários programas internos que desenvolve, entre eles o 3Cs – Correto, Contínuo e Consistente, e Programa 5S – Housekeeping onde procura orientar seus colaboradores sobre a importância da minimização de geração de resíduos e uma vez gerado, a forma correta de descartes e tratamentos, a Springer foi destaque em 2011 em nível nacional pelos excelentes serviços e produtos prestados a Yamaha Motor, foi também vencedora em 2012 com dois prêmios em nível estadual pelo Serviço Social da Indústria (Sesi): Educação e Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. “Por meio do seu Núcleo de Educação Continuada o órgão elegeu a Springer em 1º lugar dentre as 10 empresas com maior número de treinamentos e palestras desenvolvidas, sendo homenageada com entrega do Certificado de Reconhecimento pelo compromisso com treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores com excelente atuação e investimento no T&D de pessoas com foco no mundo do trabalho”, informa Pinheiro.

Prêmio Qualidade

Em 2013 a Springer já foi premiada, com dois prêmios pela Quality Brasil. O primeiro foi em Qualidade, conferido pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração, que reconheceu sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do país, com destaque na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Com isso, a Springer adquiriu o direito de chancelar seus produtos e serviços com o Selo Quality 2013, cuja solenidade ocorreu no dia 16 de maio em, São Paulo, quando foi entregue aos representantes da empresa o Diploma em Aço Escovado e o Troféu Quality. O segundo Prêmio pela mesma entidade, mas desta vez foi em Excelência em Gestão de Empresa, cuja finalidade da premiação é reconhecer e distinguir a excelência na gestão de empresas e instituições com destacada atuação em seu segmento, diferenciar seus produtos e serviços perante o mercado através do Selo Quality Mercosul, e valorizar a atuação no mercado nacional e internacional no esforço dos empreendedores que contribuem efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico do país.
O diretor-superintendente da Springer Plásticos da Amazônia, Orlem Pinheiro, aponta que o selo é a comprovação da responsabilidade social da empresa ao longo de uma década, procurando envolver os colaboradores, assim como a comunidade onde atua e do compromisso e respeito para com seus clientes e fornecedores, buscando satisfazê-los com produtos e serviços de qualidade. “Foi gratificante a premiação, principalmente porque estávamos competindo com empresas reconhecidas mundialmente com estrutura maior que a nossa”, disse o dirigente, destacando que o prêmio reforça a responsabilidade da empresa em manter seu foco de atuação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar