Pesquisar
Close this search box.

Excelência em Gestão e Processo na Mostra do PQA 2015

A 22ª edição do Prêmio Qualidade Amazonas, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, recebeu 163 inscrições, número recorde de organizações participantes. Dessas, 73 tiveram seus relatórios de qualidade selecionados para apreciação e a maioria tem foco na resolução de problemas e redução de custos.
Até o dia 15 a coordenação do PQA terá os selecionados para a 16ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, a ser realizada nos dias 21 a 25, no auditório da Suframa, Distrito Industrial, com a apresentação dos respectivos relatórios nas modalidades Processo e Gestão.
Segundo a coordenadora do Programa Qualidade Amazonas (PQA), Erlen Montefusco, a crise nacional motivou as organizações à priorização da qualidade em seus processos e gestão para manter competitividade no mercado.
“Os relatórios demonstram a preocupação da indústria, comércio, serviços e organizações militares em diminuir despesas, otimizar recursos e ampliar a excelência no que fazem em período difícil de crise econômico e de consecutivas medidas de redução do quadro de trabalhadores”, disse Montefusco, ressaltando que a eficiência no atendimento ao cliente, buscando ferramentas e modelos para melhorar o desempenho nos processos e gestão faz a diferença hoje em dia.
Além de organizações com atividades em Manaus, os avaliadores do PQA realizaram visitas aos municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
Outra novidade do PQA este ano foi o atendimento de sete organizações militares em Boa Vista (RR), a pedido do comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Theophilo Gaspar.
Erlen Montefusco revela que, das sete organizações militares inscritas, quatro passaram para o 2º ciclo do Programa e vão apresentar seus relatórios de gestão na Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade.
“Tivemos a permissão de atender organizações de Roraima devido o Estado não possuir programa de qualidade ativo. A proposta foi de atender a área da Amazônia comandada pelo Exército Brasileiro. O maior crescimento de participação do PQA deste ano foi sinalizado pelas organizações militares que terá 23 relatórios apresentados na Mostra”, revela Montefusco.
Segundo a coordenadora do PQA, a iniciativa do Exército visa prioritariamente a tratativa dos relatórios de gestão militar em cada organização, pois ao serem trabalhados os pontos com deficiência, aprimoram a gestão e transformam o documento em relatório de apoio para seus planejamentos de melhorias e eficiências.
O tema do PQA de 2015 é “Juntos Vamos mais Longe” trouxe em questão a importância das parcerias em prol do avanço da qualidade no Amazonas. Erlen lembra que mais de 100 pessoas, entre avaliadores e apoiadores diretos e indiretos, e nove organizações patrocinadoras contribuíram na realização desta edição do PQA.
“A soma das iniciativas de cada um torna possível alcançarmos a missão do Programa que é de incentivar as organizações a empreenderem esforços em prol da qualidade, produtividade e competitividade, promovendo o uso dos modernos conceitos da qualidade através da sensibilização, capacitação e reconhecimento dos melhores desempenhos adquiridos no Amazonas”, informou a coordenadora do PQA.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar