Pesquisar
Close this search box.

Examinadores do Detran/AM fazem teste de Covid-19

Desde segunda-feira, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) retornou com os exames de direção para a categoria B. Como parte do protocolo de saúde adotado pelo órgão, todos os examinadores realizaram o teste rápido para Covid-19.

 Há quase três meses, os exames de direção estavam suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus. Com a retomada, deverão ser realizados 140 exames por dia.

Todas as medidas sanitárias e de distanciamento serão adotadas pelo Detran-AM, como a higienização dos veículos e o uso de um macacão especial para os examinadores, bem como, a utilização de luvas, máscaras de proteção e viseira.

 Assim como no atendimento, na sede do órgão, os exames foram agendados com intervalos maiores para dar tempo dos veículos serem higienizados.

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs), conhecidos popularmente como autoescolas, reabriram também na segunda feira para serviços administrativos. As aulas teóricas só retornam no dia seis de julho, no quarto ciclo de reabertura dos estabelecimentos não essenciais.

 Sistema de Telemetria

 Os exames da categoria B retornam com uma novidade que será oficialmente lançada no meio da semana. As avaliações irão contar com um sistema de telemetria em todos os 280 veículos das autoescolas da capital.

 Este novo sistema começou a ser implantado ainda no ano passado e, desde então, vem sendo testado no Complexo de Exames de Direção Veicular (CEDV), no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. A telemetria dará mais segurança na avaliação tanto para o aluno quanto para o examinador.

Nem a Covid-19 para o ‘Requalifica 4’

Mesmo com a pandemia do Novocoronavírus  o Programa de Requalificação Viária e Urbana de Manaus, o Requalifica, não parou. Pelo contrário,  iniciou mais uma frente de obras, desta vez, na avenida Atroaris, bairro Cidade Nova, zona Norte, que receberá novo asfalto em toda sua extensão. Dos 53 corredores viários previstos nesse lote, 23 já foram recuperados pela Prefeitura de Manaus, etapa que deve ser concluída até outubro, com 18 quilômetros recapeados.

 “Vivemos um momento delicado, devido à pandemia da Covid-19, mas seguimos com nossos serviços essenciais, levando melhorias diversas aos bairros e comunidades de Manaus, e isso, claro, inclui a infraestrutura. O Requalifica já é uma das marcas dessa nossa gestão, fiscalmente equilibrada, e estruturalmente cada dia melhor”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Com mais de 1,5 quilômetro de extensão, a avenida Atroaris começou a ganhar novo pavimento. O serviço realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) conta com uma equipe de 30 colaboradores e modernos maquinários.

Segundo o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, o trabalho durante a pandemia do novo coronavírus é resultado da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, que planejou e garantiu verbas para a infraestrutura. “Com recursos assegurados, o maior programa de recapeamento asfáltico é uma realidade. Mesmo com a pandemia, seguimos todos os cuidados e estamos levando obras para muitos bairros”, afirmou.

 O programa Requalifica 4 beneficia também os bairros Novo Aleixo, na zona Norte, onde as ruas Amazonas e Walter Vieiralves estão sendo atendidas, somando 1,5 quilômetro de recapeamento. No conjunto Parque das Laranjeiras, na zona Centro-Sul, a rua Goiás começa a ser recapeada. A estrada do Puraquequara, na zona Leste, tem 15 quilômetros de malha recuperada, e a rua Ferreira Dias, no bairro Flores, com quatro quilômetros, continuam com frentes de obras.

Caubi Cerquinho

é jornalista, editor da coluna Transporte, Trânsito e Cia
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar