Pesquisar
Close this search box.

Exageros e carências

Retrocessos e avanços fazem parte do caminho para a busca do sucesso individual, profissional e organizacional. Não podemos viver na ilusão que somente de sucessos chegamos e atingimos nossos objetivos. As metas são os controles necessários para buscarmos atingir o alvo. A preocupação maior é que a busca exagerada pode criar descontrole emocional e por em risco a razão necessária para o melhor equilíbrio dentro de um processo podendo criar um retrocesso extremamente prejudicial responsável pela existência de desvantagens desnecessárias para nova evolução como pessoa e profissional. As carências existenciais são várias, mas a mais preocupante é a do descaso existente para com o ser humano. Vivemos momentos históricos voltados para uma busca desenfreada de rentabilidade organizacional que acaba interferindo diretamente na vida das pessoas e dos profissionais.
É necessário que descruzemos os braços e arregacemos as mangas para iniciar um trabalho árduo de conscientização dentro de todos os processos existentes iniciando pela melhoria na gestão de pessoas e processos. Um não vive sem o outro. Caso haja harmonia nos atos praticados teremos um número maior de sucesso. O controle é a palavra e a meta-chave para atingirmos o planejado. A razão e a emoção estarão sempre atuando sobre o ser humano e cabe a cada um observar o que pode ser feito para melhorar as organização e criar formas mais humanas de gerenciamento nunca esquecendo a busca incessante do equilíbrio e da paz.
A busca exagerada pela excelência nos leva a um abismo real. Não temos mais tempo para sonhar e elaborar nossa visão. Assim, vivemos a ilusão de que tudo deve ser muito real e nada imaginário. Estamos esquecendo do lado humano, isso em troca de metas e objetivos difíceis de serem atingidos, mas de busca contínua e incessante chegando à insensatez em alguns momentos. Esquecemos de buscar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, criando situações de desgastes emocionais, ocasionando o descontrole proporcional ao tamanho do afastamento do mundo real. Na verdade ocorre, muitas vezes, que nós estamos criando um mundo irreal para as nossas limitações e realidades. Um mundo criado como normal em tudo o que ocorre chegando ao ponto de querermos decidir e mesmo impor situações para profissionais que afetam diretamente sua estrutura pessoal.
Certamente, muito podemos realizar para evitarmos exageros e carências, todavia, precisamos começar pela conscientização de analisarmos de modo crítico decisões tomadas por nós e pelos outros e buscar participação de modo ativo na história que estamos vivendo. Precisamos ser atores ativos de nossa realidade e, acima de tudo, precisamos criá-las com muita vontade, fé e domínio científico. Devemos lembrar e buscar sempre uma administração voltada para as pessoas e em seguida para os processos, pois assim teremos sucesso como resultado final. Quando iniciamos pelo contrário, tudo se torna mais difícil e de pior controle em todos os sentidos, o desequilíbrio e o retrocesso, neste caso, passam a ser uma realidade próxima. As dificuldades normais sempre existiram, porém o fato é que precisamos substituir urgentemente o excesso de exagero pela ponderação, o descaso pela preocupação e assim reduzirmos consideravelmente nossa sensação de carência.

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar