Pesquisar
Close this search box.

Evo Morales encerra campanha à reeleição em reduto opositor

O presidente da Bolívia, Evo Morales, encerrou na quarta-feira a campanha à reeleição em Santa Cruz de la Sierra, localizada no departamento de mesmo nome e que é considerado o principal reduto da oposição ao governo Morales.
Segundo a última pesquisa antes da votação, publicada pelo jornal “La Prensa”, o presidente tem 52,6% das intenções de voto, uma vantagem de mais de 30 pontos percentuais sobre o seu opositor Manfred Reyes Villa, ex-governador de Cochabamba, que aparece com 21,1%.
Já o empresário Samuel Doria Medina aparece em terceiro lugar no pleito, com 9,4%. Caso esses números se confirmem, não haverá segundo turno.

Campanha de Morales

Para a sondagem, realizada entre os últimos dias 20 a 27 do mês de novembro, foram ouvidas pelos pesquisadores 2.038 pessoas em cerca de 50 cidades dos nove departamentos do país.
Para a cerimônia da quarta-feira, a campanha de Evo Morales espera reunir ao menos 500 mil pessoas.
Esta será a segunda viagem do presidente a Santa Cruz de la Sierra em menos de duas semanas. No último dia 22 de novembro, ele liderou uma mobilização na cidade, com a participação de civis, militares e seus partidários.
Cerca de 5 milhões de bolivianos elegerão no próximo domingo um presidente e um vice, além de 36 senadores e 130 deputados para a Assembleia Plurinacional Legislativa, que irá substituir o Congresso. O processo eleitoral terminará no mês de abril de 2010 com a renovação dos cargos de governadores e prefeitos que forem eleitos.
Também nestas eleições, os departamentos de La Paz, Oruro, Cochabamba, Chuquisaca e Gran Chaco, assim como 12 municípios indígenas, decidirão sobre seu estatuto autônomo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar