Pesquisar
Close this search box.

Eventos marcam defesa da ZFM nos debates da Reforma Tributária

As bancadas parlamentares do Norte promovem às 11h30 de hoje, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, o lançamento do livro “Instrumentos Econômicos para a Proteção da Amazônia: A Experiência do Polo Industrial de Manaus”. O ato tem um significado político em defesa da emenda que prorroga os incentivos fiscais da ZFM (Zona Franca de Manaus) até 2033, incluída no texto do relator Sandro Mabel (PR-GO) sobre o projeto de reforma tributária.
O estudo, realizado por pesquisadores das universidades federais do Amazonas (Ufam) e do Pará (Ufpa), além do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), revela que, entre 2000 a 2006, as atividades do PIM (Polo Industrial de Manaus) contribuíram para a redução de ao menos 70% dos desmatamento no Amazonas.
A pesquisa revela ainda que o valor das emissões de carbono evitadas no período analisado chegam a US$ 10 bilhões no período. “Considerando os serviços ambientais proporcionados pela preservação, estima-se um montante de US$ 158 bilhões no período vigente”, assinala o resumo da obra.
A deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB), coordenadora do evento, afirmou que há um consenso entre os defensores da ZFM no tocante aos benefícios ambientais gerados pelo modelo. “Agora, temos o aporte científico de que nosso discurso sempre esteve certo. Por isso, queremos promover o debate no Congresso Nacional sobre o assunto”, declarou a deputada que é autora da emenda propondo a prorrogação do modelo.
Após o lançamento do livro, será inaugurada uma exposição fotográfica sobre a pesquisa que ficará no corredor que dá acesso ao plenário da Casa até o dia 1º de outubro. Às 14, no plenário 1, as comissões de Desenvolvimento Econômico, do Meio Ambiente, da Amazônia e das Mudanças Climáticas promoverão uma audiência pública com os autores da obra.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar