Eventos marcam defesa da ZFM nos debates da Reforma Tributária

As bancadas parlamentares do Norte promovem às 11h30 de hoje, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, o lançamento do livro “Instrumentos Econômicos para a Proteção da Amazônia: A Experiência do Polo Industrial de Manaus”. O ato tem um significado político em defesa da emenda que prorroga os incentivos fiscais da ZFM (Zona Franca de Manaus) até 2033, incluída no texto do relator Sandro Mabel (PR-GO) sobre o projeto de reforma tributária.
O estudo, realizado por pesquisadores das universidades federais do Amazonas (Ufam) e do Pará (Ufpa), além do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), revela que, entre 2000 a 2006, as atividades do PIM (Polo Industrial de Manaus) contribuíram para a redução de ao menos 70% dos desmatamento no Amazonas.
A pesquisa revela ainda que o valor das emissões de carbono evitadas no período analisado chegam a US$ 10 bilhões no período. “Considerando os serviços ambientais proporcionados pela preservação, estima-se um montante de US$ 158 bilhões no período vigente”, assinala o resumo da obra.
A deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB), coordenadora do evento, afirmou que há um consenso entre os defensores da ZFM no tocante aos benefícios ambientais gerados pelo modelo. “Agora, temos o aporte científico de que nosso discurso sempre esteve certo. Por isso, queremos promover o debate no Congresso Nacional sobre o assunto”, declarou a deputada que é autora da emenda propondo a prorrogação do modelo.
Após o lançamento do livro, será inaugurada uma exposição fotográfica sobre a pesquisa que ficará no corredor que dá acesso ao plenário da Casa até o dia 1º de outubro. Às 14, no plenário 1, as comissões de Desenvolvimento Econômico, do Meio Ambiente, da Amazônia e das Mudanças Climáticas promoverão uma audiência pública com os autores da obra.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email