Pesquisar
Close this search box.

Evento traz inovação este ano com semana de produtos orgânicos

O governo do Estado vai realizar de 13 a 21 do próximo mês, a maior festa do setor primário: a Exposição Agropecuária e a Feira de Agronegócios do Amazonas, evento que reúne em um só local tudo de melhor que os municípios estão produzindo nas atividades agrícola, pecuária, pesqueira e produtos florestais madeireiros e não-madeireiros.
“A feira, a maior do Amazonas, é a vitrine do setor primário”, definiu o engenheiro florestal Valdelino Cavalcante, presidente da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável), órgão responsável pela infra-estrutura do Parque de Exposição Angelino Beviláqua, no km 10 da rodovia AM-010, local do evento.
Segundo Valdelino, além da exposição de mais de 2.000 animais com alto padrão de genética, shows, rodeios, a 34ª edição da Expoagro vai trazer novidades com a inclusão na programação da 1ª Semana de Produtos Orgânicos, ministrada pela Superintendência Federal da Agricultura em parceria com o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável).
O evento, paralelo à Expoagro, visa a identificação de produtos e projetos desenvolvidos por produtores amazonenses com potencial para receber a certificação de produtos orgânicos, fornecida pelo governo federal.
Para alcançar esse objetivo, o evento vai incluir um ciclo de palestras voltado para os produtores rurais, ministrado por profissionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), capacitados no tema.
De acordo com o presidente da ADS, vários produtos que integram o programa Zona Franca Verde têm condições de receber a certificação, entre eles o pirarucu de Mamirauá, o cacau de Urucurituba, o açaí dos municípios produtores, e outros.
Além da ADS, que cuida da estrutura do parque e organização do evento, a Expoagro é resultado de uma conjunção de esforços das secretarias de Estado da Produção Rural (Sepror) e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Afeam (Agência de Fomento do Amazonas) e outros órgãos colaboradores como a Seinf (Secretaria de Infra-Estrutura do Estado), que faz o trabalho de recuperação do sistema viário e do estacionamento do complexo.
Paralela à 34ª Expoagro acontece a 5ª Feira de Agronegócios Sustentáveis representados por produtos da agricultura amazonense incentivados pelo Programa Zona Franca Verde.
A feira traz diretamente do interior do Estado uma oportunidade de negócios para os comerciantes de Manaus, apresentada pelas principais associações e cooperativas de produtores rurais, que podem passar a ser grandes fornecedores para os mercados e supermercados da capital.
O presidente da ADS garantiu que a feira é um dos principais eventos de agronegócios do Norte do país. Todos os anos são recebidas cerca de 400 mil pessoas que, nesta edição, deverão circular pelos mais de 220 estandes e vão poder conhecer e comprar aproximadamente 2.100 animais de padrão genético que estarão em exposição.
Em 2006, o volume total de negociações ultrapassou R$ 15 milhões. Na área de 500 mil metros quadrados ocupada pela feira, o público terá acesso a uma moderna praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes, parque de diversões, unidades demonstrativas de agricultura familiar, máquinas, equipamentos agrícolas e diversos outros serviços e produtos. Quem comparecer à festa também poderá assistir a rodeios e atrações musicais nacionais e locais.
“As exposições agropecuárias não devem ser encaradas apenas como festividades, mas sim como um grande paiol de negócios”, destacou o secretário estadual de Produção Rural, Eron Bezerra.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar