2 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Evento na Fucapi debate redes Sibratec

O sistema apoia atividades voltadas para a inovação em produtos e processos ligados à atividade tecnológica

Representantes das seis redes de serviços tecnológicos do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) estarão reunidos em Manaus, nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), avenida governador Danilo de Matos Areosa, 381 – Distrito Industrial. A abertura será às 8h30, desta terça-feira. O evento, denominado “Mostra de Redes Sibratec no Amazonas”, tem como objetivo divulgar as atividades das redes, que são estruturadas para oferecer serviços com foco no aumento da competitividade das empresas brasileiras.
A Fucapi coordena duas redes Sibratec. “No total, são 253 laboratórios de 53 instituições em todo o Brasil”, explica o coordenador do evento, José Zanirato Maia, assessor do Centro de Serviços Tecnológicos (CGST) da Fucapi. O Sibratec apoia atividades de P&D voltadas para a inovação em produtos e processos, em consonância com as prioridades das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior.
Dois projetos já estão configurados nessa parceria entre as instituições tecnológicas, ambos ligados à atividade industrial. Um projeto visa a estruturação de uma rede para buscar soluções para o tratamento e destinação adequada dos resíduos eletroeletrônicos, junto às empresas do Polo Industrial de Manaus e outro, de avaliação da segurança de matérias-primas plásticas utilizadas na fabricação de produtos eletroeletrônicos, tais como: gabinetes de computadores, televisores e carenagens de aparelhos celulares.
Os laboratórios participantes das redes do Sibratec realizam uma série de serviços de ensaios nas áreas de: alimentos; produtos para saúde; saneamento e abastecimento d´água; produtos de manufatura mecânica; biotecnologia; sangue e hemoderivados; radioproteção e dosimetria; produtos e dispositivos eletrônicos; tecnologias aplicáveis às novas mídias de TV Digital, comunicação sem fio e internet; componentes e produtos da área de defesa e segurança.
A lista prossegue com os biocombustíveis; insumos farmacêuticos; medicamentos e cosméticos; produtos de setores tradicionais: têxtil, couro e calçados, madeiras e móveis; instalações prediais e iluminação pública; monitoramento ambiental; transformados plásticos; gravimetria, orientação magnética, campo magnético e compatibilidade eletromagnética; equipamentos de proteção individual; geração, transmissão e distribuição de energia; resíduos e contaminantes em alimentos.
A participação é gratuita. A Mostra tem o patrocínio das empresas Tektronix, Agilent, Mitutoyo e Flir, com apoio da Finep, MCTI e governo federal. A programação completa está disponível em WWW.fucapi.br

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email