Pesquisar
Close this search box.

Evento debate informações do governo

No Brasil, aproximadamente, 150 milhões de brasileiros possuem celular, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). No entanto, mesmo com a popularização do aparelho e o esforço de alguns governos para introduzir o m-gov – conceito de prestação de serviços e envio de informações por dispositivos móveis – 84% dos usuários ainda não utilizam celulares para consultar ou realizar serviços governamentais, segundo a pesquisa e-cidadão, da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).
Para abordar os aspectos que envolvem o m-gov no país, acontece, durante o 15º Conip 2009 (Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública), de 8 a 10 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo, o painel Infra e Serviços M-Gov no Brasil. Durante o debate, que ocorre no dia 8 de junho, às 16h (hora local), estarão presentes o gerente nacional de vendas da Claro, Clovis Marques; o consultor de inovação em governo e professor da Universidade Anhembi Morumbi, Álvaro Gregório; o diretor de tecnologia do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina, Eduardo dos Reis; e Maria Alexandra Cunha, professora da PUC-PR e coordenadora da pesquisa e-cidadão.
De acordo com Vagner Diniz, diretor do Conip, com a utilização dos serviços de m-gov, o cidadão pode usufruir de serviços de qualidade e com maior agilidade “Com o aperfeiçoamento dos serviços do governo pelo celular, o usuário economiza tempo, evitando filas e deslocamento desnecessários, e desfruta de recursos com mais transparência”, declarou Diniz.
A operadora de celulares Claro já desenvolve projetos em parceria com o governo, nas áreas de Mobilidade Corporativa, Rastreamento e Telemetria, Comunicação de Dados em Banda Larga Móvel, entre outras, disponíveis para o mercado corporativo e por meio de parceiros da Claro. No entanto, Clóvis Marques afirma que é necessária uma melhor divulgação e um modelo de negócios que se adeque a cada serviço. “A combinação disponibilidade e divulgação é a chave para o sucesso das aplicações de m-gov”, afirma o diretor nacional de vendas da Claro.
Outra resolução que deve permitir o avanço do m-gov no Brasil é uma proposta do governo do Estado de São Paulo, que tramita internamente, para que cadastros estaduais possuam o número do telefone celular. “Com o cadastro, e com a autorização do cidadão para o recebimento de mensagens do governo, alertas e informações poderão ser enviados por SMS. Isso intensificará a comunicação governo-população”, alega Álvaro Gregório, consultor de inovação em governo.
Conheça a programação do evento no site: http://www.conip.com.br/Conip2009/GradeProgramacao.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar