Evento da embalagem, impressão e logística reflete a retomada do setor

O sucesso da 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística, realizada de 22 a 26 de março, refletiu a retomada do segmento no país. Indicadores dessa realidade foram as negociações realizadas e a quantidade e qualidade do público visitante, cerca de 34.397 visitantes, que estava focado em conhecer detalhes técnicos dos lançamentos apresentados, em fechar negócios e prospectar novos clientes.
 Para o presidente da CSMAIP (Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico) da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Wilson Miguel Carnevalli, o evento tem papel fundamental na manutenção e, também, no aumento da carteira de clientes dos fabricantes de máquinas, que a longo prazo, representará uma continuidade em vendas e, consequente, crescimento para a empresa. “A maioria do público visitante era o decisor ou influenciador da compra nas empresas, o que significa geração de negócios imediatos ou futuros”, ressalta.
 O presidente da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), Merheg Cachum, afirma que o evento impulsionou a retomada do setor e da economia. “Essa forte negociação que aconteceu entre expositores e empresas, de todos os tamanhos, de pequeno a grande porte, mostra que os empresários estão querendo investir para atender as demandas do mercado interno”, explica.
 Dados da Abimaq reforçam a declaração do presidente da Abiplast, uma vez que, nos dois primeiros meses deste ano, o faturamento das máquinas para artigos plásticos teve alta de 127,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de R$ 68,40 milhões para R$ 155,57 milhões.
O setor de flexografia também está otimista. “O mercado flexográfico está respondendo novamente, embora com cautela, o que é natural. Mas os resultados da nossa feira de flexografia foram muito positivos. Para a maioria dos expositores, suas expectativas foram atendidas e, para muitos, até superadas”, ressalta Ana Carina Marcussi, Presidente da Abflexo/FTA-Brasil (Associação Brasileira Técnica de Flexografia).
Com a participação de 372 visitantes do exterior, vindos de 34 países, a 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística reuniu os principais lançamentos em máquinas e equipamentos e as inovações tecnológicas de 500 empresas, de 25 países, com destaque para a França que trouxe, pela primeira vez, um pavilhão exclusivo para companhias francesas e para três nações, Malásia, Hong Kong e Indonésia, que estrearam no evento. Nesta edição, 94 empresas fizeram sua estreia.
Considerado o mais completo evento do setor por reunir, em um único local, cinco importantes feiras da cadeia das indústrias gráfica e de embalagem: 7ª BrasilPack (Feira Internacional da Embalagem), 20ª Fiepag (Feira Internacional do Papel e Indústria Gráfica), 3ª Flexo Latino America (Feira Internacional de Flexografia), 3º Salão Embala Inovação e 2ª Brasil Screen & Digital Show (Feira Internacional de Serigrafia e Impressão Digital), o evento teve como destaque, ainda, o tema sustentabilidade.
 A “Área Verde”, um pavilhão com 250 m², mostrou as vantagens e benefícios de utilizar materiais e processos tecnológicos ecologicamente corretos que minimizem o impacto ambiental. Participaram da ilha Beruf, Caixas Net, CRB, Neuplast, RM5, Rochman e Abeaço.

Produtos de papelão obtêm destaque

Entre os produtos expostos estiveram embalagens de papelão para uso diverso, recicladoras de solventes e diluentes, serviços de coleta de resíduos para indústria gráfica, reprocessamento de resinas, sacos plásticos e jateadoras para limpeza criogênica para superfícies, processo que utiliza gelo seco (CO2), economizando água, eliminando a necessidade de tratamento de resíduos, solventes e água e tendo a possibilidade de reutilização do gás carbônico.
 A organizadora e promotora do evento, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, apresentou uma importante novidade a seus visitantes: a realização de uma conferência e dois seminários, que promoveram o debate de assuntos pertinentes aos segmentos gráfico, de embalagens e de ilustração e de design.
 “Além de fomentar novos negócios, queremos também impulsionar a reflexão e discussão para temas que sejam de interesse do visitante de nossas feiras e, também, das empresas expositoras. Por isso, pretendemos continuar com essa iniciativa nas próximas edições”, destaca a show manager da Semana Internacional, Liliane Bortoluci.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email