Pesquisar
Close this search box.

Europa lidera corrida para eletrificação da frota de carros no mundo

A mobilidade limpa e sustentável é um dos principais objetivos ecológicos atualmente. E a Europa busca liderar o mundo nesse sentido. Há anos, os países do bloco se movem para reduzir cada vez mais os níveis de emissão de CO2, e enxergam na mobilidade elétrica a forma de mobilidade que bai predominar.

Para medir o avanço da Europa na questão de eletrificação de seus veículos de frotas, a LeasePlan criou o Índice de Prontidão para Veículos Elétricos (EV Readiness Index), que reúne informações e indicadores voltados à tomadas de decisão em ambientes corporativos.

A plataforma fornece uma classificação geral de cada país e utiliza quatro fatores principais para criar o índice: Maturidade, cobrança, custo e incentivos, além de apresentar panoramas sobre a situação do mercado de elétricos do país escolhido.

Ao redor do mundo, o mercado de veículos elétricos cresce a cada ano, no último ano, a média de crescimento ficou na casa de 9%. Conforme os incentivos governamentais aumentam, mais os carros se tornam acessíveis, e as tecnologias de baterias já possuem autonomia o suficiente para a utilização urbana semanal de muitos motoristas.

Claro que a rede de infraestrutura para a recarga dos carros elétricos é muito importante,  e isso é levado em conta no índice da LeasePlan, que também compara os custos de propriedade com os modelos a combustão interna.

Levando em conta todos os fatores, os líderes do índice da LeasePlan são Noruega, Holanda e Reino Unido, este último, empatado com a Áustria.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar