Pesquisar
Close this search box.

Europa deve priorizar estabilidade financeira, diz ministra das Finanças

A ministra das Finanças da Espanha, Elena Salgado, disse ontem que os ministros das Finanças dos países da Zona do Euro precisam fazer da estabilidade dos mercados a maior prioridade, ao buscar maneiras de assegurar que os credores do setor privado contribuam para um segundo pacote de assistência financeira para a Grécia.
Embora alguns ministros europeus tenham sinalizado que podem conviver com a colocação da Grécia na situação de default seletivo, Salgado advertiu que os governos europeus precisam agir rapidamente para restaurar a estabilidade dos mercados. “Nós sempre fomos muito cautelosos” (quanto à participação do setor privado); meu temor sempre foi o de gerar instabilidade nos mercados. Ainda temos tempo para reverter essa instabilidade nos mercados e é isso o que vamos fazer, sem mais demoras”, disse.

Risco sistêmico

Elena Salgado também afirmou que parece existir um “risco sistêmico” para o euro. “Acho que neste momento não podemos falar neste ou naquele país. Estamos vendo alguns países serem mais afetados pela turbulência nos mercados. Mas acho que estamos falando de algo mais: estamos falando sobre a estabilidade do euro como um todo, que é o que temos de preservar”, acrescentou.
A ministra disse ainda que é crucial que quaisquer mudanças na dívida da Grécia sejam “voluntárias e deem estabilidade suficiente para os mercados financeiros”.
Elena Salgado declarou que a Europa precisa decidir como lidar com os conflitos com as agências de classificação de crédito e como reagir quando uma agência toma decisão que os governos consideram injustificada.
Sobre a Espanha, reafirmou a previsão de que a economia do país deverá crescer 1,3% neste ano. As informações são da Dow Jones.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar